Professor de escola municipal vai representar o Paraná no Japão – Prefeitura de Curitiba/PR

 

O sensei Saimom Magalhães de Souza, professor da Escola Municipal Otto Bracarense Costa, na CIC, será o único representante do Estado em um intercâmbio cultural no Japão sobre o ensino de judô nas escolas, organizado pelo governo japonês. Ele embarca nesta sexta-feira (13/9) e retorna no dia 15 de outubro.

Saimon foi indicado para participar após a visita de uma comitiva japonesa à escola, no ano passado. Além dele, outros nove professores de educação física de diversas regiões do Brasil participam da iniciativa.

“Os japoneses entendem o judô como forma de moldar o caráter das crianças com princípios, e não só como um esporte, como algo extra na escola”, explica Saimon. “A nossa intenção é trazer o aprendizado do Japão para Curitiba”, afirma o professor.

Para a chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Maristela Teodoro, a participação do professor no intercâmbio cultural beneficia toda a comunidade. “É um orgulho para nossa rede”, destaca Maristela.

Saimon é professor da rede municipal de ensino há sete anos e atualmente atende cerca de 250 estudantes com as aulas de judô.

Vários alunos dele se destacaram no esporte, em campeonatos regionais e nacionais. Sofia Velázquez, de 13 anos, e os irmãos Henrique e Aline Marigal, de 11 e 13 anos respectivamente, são talentos revelados pelo Projeto de Judô da escola.

Tetracampeã paranaense de Judô, a judoca Sofia explica que as estratégias utilizadas pela modalidade lhe garantem disciplina, confiança, raciocínio rápido, melhor desempenho escolar e capacidade de respeitar limites e diferenças.

“A escola e esse projeto deram esperança pra mim e pra minha família. Mas, o professor, esse me deu a alegria de viver pelo esporte”, garante Sofia. 

Escola + Esporte = 10

Em Curitiba, o judô vem mudando a vida de muitas crianças por meio do projeto Escola + Esporte = 10 (EE10), uma realização da Secretaria Municipal de Esporte de Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação que atende a todos os estudantes da educação em tempo integral da escola e alguns alunos do regular.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/professor-de-escola-municipal-vai-representar-o-parana-no-japao/52515.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Diretores de escolas conhecem previdência complementar da CuritibaPrev – Prefeitura de Curitiba/PR

Nas próximas semanas, a equipe da CuritibaPrev, a Fundação de Previdência Complementar do Município de …