Ser mulher no Brasil é um risco, afirma Kajuru — Senado Notícias

O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO) ressaltou nesta segunda-feira (9), em Plenário, que ser mulher no Brasil é um risco. Ele destacou que pesquisas apontam que em dezembro de 2018 foram registradas 974 tentativas de feminicídio, o que representa aumento de 78% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Preocupado com falhas na legislação, o senador apresentou o Projeto de Lei (PLS 4.305/2019) que duplica as penas dos crimes praticados contra cônjuges, companheiros ou ex-cônjuges.

Kajuru lembrou que em março de 2015, a Lei do Feminicídio foi sancionada e alterou o Código Penal Brasileiro e a Lei de Crimes Hediondos, qualificando o assassinato quando a mulher for morta por questões de gênero. Ele defende o uso de tonorzeleiras eletrônicas pelo agressor, mas destacou a importância de educar a sociedade.

Não há dúvida, há que se tratar a questão também pelo lado social e cultural: levar para as salas de aula, fazer campanhas educativas com toda a sociedade e especificamente com grupos de homens. Enfim, prevenir. Porque, em muitos casos, a ação de quem quer que seja pode chegar tarde demais. Por isso defendo o uso de tornozeleiras eletrônicas pelos agressores disse Kajuru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/09/ser-mulher-no-brasil-e-um-risco-afirma-kajuru.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …