Alunos do projeto Ação Social Pela Música fazem concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

Depois de emocionar o público no Theatro Municipal de São Paulo, onde se apresentaram no domingo (8) a convite do maestro João Carlos Martins, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, os 42 alunos do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa fazem concerto nesta sexta-feira (12), às 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe.

Regida pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e do Alto do Mateus, respectivamente, a orquestra de cordas, formada por 14 alunos da unidade do Alto do Mateus e por 28 da unidade de Mangabeira, vai executar músicas como “Games of Thrones” (RaminDjawadi), “The Avengers” (Alain Silvestri) e “No Reino da Pedra Verde” (Clóvis Pereira), dentre outras composições.

“Essa apresentação fecha com chave de ouro o momento que essas crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música estão vivenciando após terem sido muito aplaudidos em um dos templos da cultura nacional, que é o Theatro Municipal de São Paulo”, disse o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, acrescentando que este concerto “é uma forma de mostrar para João Pessoa o grande trabalho social realizado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo, por meio dos profissionais da Funjope”.

Sucesso em São Paulo– O Theatro Municipal de São Paulo ficou lotado no último domingo (8) para o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, e as crianças do projeto Ação Social pela Música foram bastante aplaudidas ao final de cada peça executada e ao fim apresentação.

O maestro João Carlos Martins elogiou as crianças e o projeto Ação Social pela Música em diversas oportunidades do concerto. “João Pessoa está dando um exemplo para São Paulo e para o Brasil. Fico emocionado de ver essas crianças dando este exemplo magnífico”, disse o renomado maestro, na oportunidade. Ele fez questão de ressaltar que o momento também era histórico para o Theatro Municipal de São Paulo, que, pela primeira vez, estava recebendo uma orquestra jovem da Paraíba.

Os alunos se apresentaram em São Paulo a convite do próprio maestro João Carlos Martins, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018. Na ocasião, ele visitou as unidades do projeto em Mangabeira e no Alto do Mateus e, regendo as orquestras, ficou encantado com o trabalho desenvolvido nas unidades que conheceu.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de seis a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira), os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Confira o programa do concerto

RaminDjawadi – “Games ofThrones”

Alan Silvestri – “The Avengers”

Clóvis Pereira – “No Reino da Pedra Verde”

Capiba – “Toada e Desafio”

Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira – “Asa Branca”

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/alunos-do-projeto-acao-social-pela-musica-fazem-concerto-no-centro-cultural-ariano-suassuna/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …