Após esperar por toda uma gestão, famílias do Parolin ganharam casa própria – Prefeitura de Curitiba/PR

 

A partir de 2017, a Prefeitura de Curitiba retomou obras paradas e garantiu a casa própria a 15 famílias da Vila Parolin que aguardavam a resposta do poder público por toda uma gestão. Com as construções abandonadas desde 2013, os trabalhos foram finalizados nesta administração e as moradias entregues pelo prefeito Rafael Greca, em 21 de dezembro de 2018.

A construção de três casas térreas e 12 sobrados moradias havia sido abandonada na gestão anterior. A obra foi retomada em abril de 2018, com investimentos de R$ 536 mil em recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e finalizada em dezembro. 

Na ocasião, Edson do Parolin, hoje vereador, agradeceu em nome dos moradores. “O prefeito falou que não iria deixar obras paradas e aqui está a confirmação. Estamos muito agradecidos pelo empenho da Prefeitura e da equipe da Cohab. Hoje é um dia de festa aqui na vila”, disse.

Sonho

“Pegar a chave do sobrado novo é a realização de um sonho. A felicidade é tanta que nem consigo explicar. Morei por 20 anos na beira de rio, sempre com medo de enchente. Mas agora eu e minha família estamos em segurança”, contou a dona de casa Leonilda Kulek, 43 anos.

A aposentada Marlene Almeida, 63 anos, viveu na mesma frágil moradia de madeira nos últimos 30 anos. Ali ela criou os cinco filhos, sempre convivendo com alagamentos. Os anos de sofrimento ficarão somente na memória.

“A casa ficou linda, vou fazer de tudo para deixar sempre arrumada. Mudar para cá representa para mim a esperança de ter uma velhice mais tranquila”, afirmou Marlene.

Histórico

A Vila Parolin é uma das mais antigas áreas de ocupação de Curitiba, surgida no início da década de 60. O projeto de urbanização da área teve início em 2006 para beneficiar 1,5 mil famílias, com a construção de casas para reassentamento de famílias em situação de risco; complementação da infraestrutura nas áreas onde as famílias permanecem, com a pavimentação de vias; melhoria habitacional para moradias precárias e construção de equipamentos comunitários, como escola, creche unidade de saúde, Cras e barracão de reciclagem.

Com a entrega das 15 moradias, chegou a 485 o número de famílias do Parolin transferidas de área de risco pela Prefeitura para novas casas, sobrados e apartamentos do programa habitacional do município, construídos com recursos do PAC e do Minha Casa Minha Vida.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/apos-esperar-por-toda-uma-gestao-familias-do-parolin-ganharam-casa-propria/52549.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Equipes realizam serviços em seis praças nesta quarta

Tendo como objetivo garantir a transparência das ações da prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços …