Após obras de macrodrenagem, Parolin terá parque linear – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Com a finalização das obras de macrodrenagem no Rio Vila Guaíra, prevista para o fim deste ano, a região do Parolin irá ganhar um parque linear com estrutura de esporte e lazer. Serão quase seis quilômetros de extensão, nas duas margens do rio, no trecho entre a Avenida Presidente Wenceslau Braz e as ruas Amazonas e Rio de Janeiro.

A infraestrutura com iluminação, paisagismo e canchas poliesportivas será um complemento às obras de controle de cheias no Rio Pinheirinho e afluentes, que estão em fase final de implantação pela Prefeitura na bacia do Rio Iguaçu e sub-bacia do Rio Belém.

Para o controle de cheias, o município está investindo R$ 120 milhões na dragagem de oito quilômetros de rios (e 16 quilômetros de contenção de margens) nos bairros Parolin, Fanny, Lindóia e Guaíra.

Só no Parolin as obras em leito de rio têm perto três quilômetros de extensão, quase a metade do total.

Nova realidade

A última intervenção feita no Rio Pinheirinho e nos seus afluentes data da década de 50, quando a situação de permeabilidade do solo era maior, com a menor ocupação da região.

As obras de agora permitirão a distribuição da vazão dos rios que formam as bacias da região com calhas para a inundação e estiagem.

A infraestrutura de drenagem conta com sistema de indutores de retardo para prevenir o assoreamento dos canais e condutos dotados de poços de visita selados que podem ser abertos para inspeção e manutenção sistemática.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/apos-obras-de-macrodrenagem-parolin-tera-parque-linear/52538.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Música da Camerata e jardim de balões são uma mensagem pela vida – Prefeitura de Curitiba/PR

  A Praça Santos Andrade amanheceu coberta por mil balões amarelos nesta terça-feira (10/9), em …