Brinquedos inclusivos promovem integração em escola no Sítio Cercado – Prefeitura de Curitiba/PR

Crianças especiais que estudam na Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, curtiram muito os brinquedos inclusivos que foram disponibilizados para a hora do recreio.

“A experiência foi tão boa aqui que seria bom que os brinquedos ficassem para sempre”, disse a tutora Miriam de Oliveira, enquanto embalava Fabrício, portador de autismo, no balanço adaptado.

Os brinquedos inclusivos circulam pelas escolas municipais, seguindo um calendário da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A próxima escola a receber o material será a Paulo Esmanhoto, também no Sítio Cercado.

Na escola Professora Miracy Rodrigues de Araújo estão matriculadas 12 crianças especiais, sendo 8 delas diagnosticadas com autismo, 2 cadeirantes e uma criança com Síndrome de Down.

Esta é a primeira vez que os brinquedos inclusivos foram levados à escola. “Todos as crianças estão gostando da experiência”, disse o vice-diretor Léu Tomazzi.

O kit é composto por uma gangorra, na qual a cadeira de rodas fica em um dos lados, para que as crianças brinquem juntas. Já o skate adaptado tem uma estrutura de apoio, com colete. Outra pessoa empurra a estrutura para simular a sensação de andar no brinquedo. E o balanço em que as crianças ficam em pé e são embaladas pelos colegas.

“O mais interessante é que todas as crianças especiais e neurotípicas brincam juntas. Se tomarmos como exemplo os autistas, a principal dificuldade deles é a interação social e como estes brinquedos fica bem mais fácil”, disse Miriam Oliveira.

Mas tudo precisa ser feito com calma para que as crianças se adaptem ao processo. “Algumas crianças precisam o vencer o medo num primeiro momento”, explica a tutora Aline Nogueira. 

A menina Alícia resistia a usar os brinquedos inclusivos, mas com a passar dos dias acabou gostando da experiência. “Os brinquedos são para isso mesmo, permitir que as crianças se soltem e interajam com os colegas”, reforçou.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/brinquedos-inclusivos-promovem-integracao-em-escola-no-sitio-cercado/52526.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura convoca mais quatro professores temporários

O Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) publica nesta terça-feira, 10, a convocação de mais …