Escola tem parede e muro de escaladas para aulas de Educação Física – Prefeitura de Curitiba/PR

As aulas de Educação Física ficaram mais animadas na Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho. A escola agora tem espaços de escaladas com parede indoor e um muro com agarras preparado para que a atividade que estimula o equilíbrio, a força e o desafio possa ser feita com segurança pelos estudantes.

A atividade é voltada aos 635 estudantes da escola. A escalada é uma prática corporal de aventura e inseri-la no ambiente escolar foi ideia do professor de Educação Física, Dilvano Leder de França, adepto de trilhas e outros esportes de aventura.

“A intenção era diversificar as atividades esportivas mais conhecidas como futebol, vôlei e basquete proporcionar a ampliação da cultura corporal entre os estudantes”, diz França. 

Outros objetivos, completa o professor, era promover o desenvolvimento corporal e aproveitar os benefícios promovidos pela atividade de escalada.

O vice-diretor da escola, Edson Domingos Fontana, concordou com a iniciativa para proporcionar uma experiência diferenciada aos estudantes nas práticas de movimento.

“Poder estimular a aventura nas crianças é uma experiência surpreendente. Conseguimos adaptar a escalada para dentro do espaço da escola, os alunos têm a oportunidade de se aprofundar na vivência do esporte na prática”, destaca Fontana.

Espaço aventura

O complexo de aventura na escola é formado por duas paredes indoor com 2,80 metros de altura e 1,90 metro de largura. Protegidos por colchonetes e equipamentos de segurança as crianças sobem e descem aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.

As paredes foram instaladas na Sala de Movimento, equipada com tatames e outros elementos que estimulam atividades físicas diferenciadas. Fora da sala, as crianças têm um muro de escalada outdoor que foi adaptado, recebeu agarras e serve especialmente para os menores iniciarem a prática da modalidade.

Aprovado

Os estudantes aprovaram o novo espaço que em pouco tempo virou um dos mais explorados na escola. A estudante, Maria Rita Sampaio, 10 anos, conta que adora. “Eu gosto muito dessas aulas e nunca tive essa oportunidade antes. Quando estou escalando me sinto tranquila, relaxada e esqueço dos problemas”, conta a estudante.

Israel de lara Stipp, de 10 anos, explica que a escalada é um esporte que precisa de força, resistência e equilíbrio. “É um esporte que me saio bem. Tem que ter estratégia e outras atitudes como força e resistência que me dão segurança e sentimento de conquista”, afirma o menino.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escola-tem-parede-e-muro-de-escaladas-para-aulas-de-educacao-fisica/52568.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …