Piloto no aplicativo de saúde, US Parolin é referência em prevenção – Prefeitura de Curitiba/PR

A Unidade de Saúde Parolin foi a base do lançamento do aplicativo Saúde Já Curitiba, em abril de 2017, para o agendamento do atendimento com a enfermagem nos postos de saúde, evitando a necessidade de ir para a fila de madrugada, em busca de senha.

Na quarta versão desde o lançamento, a ferramenta permite também agendamento de atendimento com a odontologia, confirmação de encaminhamentos de consultas com especialistas, acesso à carteira vacinal virtual, informações sobre o pré-natal das gestantes e orientações para situações de emergências em saúde.

A US Parolin é uma unidade com Alto IVAB (Índice de Vulnerabilidade por Áreas de Abrangência). De janeiro julho de 2019 foram feitas 18 mil consultas, sendo 10,9 mil médicas e sete mil de enfermagem.

A região atendida pela unidade é foco de um trabalho intensivo de prevenção à leptospirose e dengue, considerando a proximidade de rios e possibilidade de enchentes. No último dia 22 de agosto, a Prefeitura promoveu encontros com moradores, na sede da Associação de Moradores do Parolin, para orientação em relação a dengue, leptospirose e vacina contra febre amarela e sarampo.

Também são modelo de trabalho na US Parolin as ações de planejamento familiar e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, realizadas desde junho deste ano, para colocação de implantes subdérmicos para adolescentes em situação de drogadição e/ou rua, com maior vulnerabilidade para engravidar (24 implantes realizados).

Equipe

A US, que integra o Distrito Sanitário do Portão, tem 16,6 mil pessoas com cadastro definitivo para atendimento. São quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, três de Saúde Bucal e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com fisioterapeuta, profissional de educação física, nutricionista, psicólogo e farmacêutico.

O atendimento na US Parolin é gerenciado pela autoridade sanitária local com o suporte de quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, 14 auxiliares de enfermagem, cinco auxiliares e dois técnicos de saúde bucal e quatro agentes comunitários.

A unidade também conta com o Projeto Nascer no Parolin: duas vezes por mês uma das salas vira estúdio fotográfico para mães e bebês recém-nascidos lá atendidos. O projeto Nascer no Parolin usa a fotografia em estilo “newborn” para eternizar memórias e estimular vínculos afetivos e cuidados no primeiro ano de vida dos bebês.

 

Atendimentos (de janeiro a julho/2019)

– Consultas médicas: 10.981 (média mensal de 1.568)

– Consultas de enfermeiros: 7.051 (média mensal de 1.007)

– Procedimentos da equipe de enfermagem (enfermeiro + auxiliar de enfermagem): 44.240 (média mensal 6.320)

– Pessoas atendidas na odontologia: 3.465 (média mensal 495)

– Número de gestantes:176 atualmente

– Número de hipertensos 711 atualmente

– Número de diabéticos: 514 atualmente

– Crianças: 4.815 de 0 a 19 anos atualmente (148 são menores de 1 ano)

– Programa do Idoso: 1.794 atualmente

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/piloto-no-aplicativo-de-saude-us-parolin-e-referencia-em-prevencao/52543.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Após esperar por toda uma gestão, famílias do Parolin ganharam casa própria – Prefeitura de Curitiba/PR

  A partir de 2017, a Prefeitura de Curitiba retomou obras paradas e garantiu a …