Tarifa variável no transporte coletivo vai para sanção do prefeito – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Aprovado nesta terça-feira (10/9) em segundo turno na Câmara Municipal, o projeto que cria a tarifa variável no transporte coletivo de Curitiba segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca. O projeto foi aprovado por unanimidade com 29 votos. Também foi aprovada a proposta do vereador Bruno Pessuti de implantação do bilhete único.

“A lei aprova diversas opções tarifárias. Serão feitos estudos pela equipe técnica da Urbs para ver o que melhor se aplica. O importante é que agora temos liberdade para criar soluções que eram antes impeditivas”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O projeto de lei encaminhado em junho pela Prefeitura de Curitiba estabelece a cobrança de tarifas mais baixas fora dos horários de pico do transporte coletivo. A alteração pode entrar em vigor 30 dias após a publicação do Diário Oficial.

Com a aprovação, a Urbanização de Curitiba (Urbs) dá continuidade aos estudos para definir as linhas em que a medida será testada. A intenção é cobrar tarifas mais baratas entre 8h30 e 11h, entre 14h e 17h e após as 20h nos dias de semana.

Segundo o presidente da Urbs, a proposta tem o potencial de aliviar o movimento nos horários de pico, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade da frota. A ideia é também tornar o transporte coletivo mais atraente e estancar a perda do número de passageiros no sistema. Com tarifas diferentes conforme o horário, os passageiros terão um leque maior de opções ao dispor.

Os efeitos positivos para o sistema incluem melhoria da operação e da qualidade do serviço (principalmente nos horários de grande demanda) e melhor distribuição do número de passageiros, com maior conforto aos usuários.

Os valores a serem aplicados, horários, linhas e data de início da tarifa mais baixa serão definidos por meio de regulamentação específica.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/tarifa-variavel-no-transporte-coletivo-vai-para-sancao-do-prefeito/52522.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …