Cortes no orçamento dão o tom de debate da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia — Senado Notícias

Os recentes cortes de investimentos feitos pelo governo na ciência e tecnologia repercutiram ontem em debate promovido pela Frente Parlamentar Mista de Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso. Do encontro participaram especialistas e representantes do Executivo.

— Não podemos deixar que continuem acontecendo os cortes. Nosso orçamento hoje é menor do que 15 anos atrás — disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da frente parlamentar.

Na avaliação dele, é preciso debater a importância da inovação, da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país e encontrar alternativas aos cortes de investimentos.

Já o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini, defendeu a necessidade de desburocratizar o setor.

— A gente precisa permitir as parcerias e desburocratizar os processos de inovação. É incrível o tempo que a gente gasta, e o custo parte do pouco dinheiro que a gente tem para cuidar disso — afirmou.

O encontro foi o segundo da frente parlamentar. A próxima reunião, no dia 26, vai tratar da Lei de Informática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/12/cortes-no-orcamento-dao-o-tom-de-debate-da-frente-parlamentar-de-ciencia-e-tecnologia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Em podcast sobre história, Leila Barros interpreta a 1ª senadora do Brasil — Senado Notícias

A senadora Leila Barros fez uma participação especial no Arquivo S, podcast do Senado sobre …