Curso de crochê ajuda a relaxar e complementar renda – Prefeitura de Curitiba/PR

Todas as terças-feiras um grupo se reúne no Espaço Saúde da US Rio Bonito, no Tatuquara, para fazer crochê, tricô, bordado e pintura.

A atividade já existe há quatro anos e é realizada pela ONG Lucianas e Marias, com a o apoio da Prefeitura. “É uma atividade de relaxamento para pacientes da unidade que têm dificuldades de relacionamento e problemas familiares”, explicou Maria Loeci, autoridade sanitária da US Rio Bonito. 

Nos Espaços Saúde os usuários fazem uma série de atividades, desde reuniões comunitárias até cursos profissionalizantes, oficinas e aulas de alfabetização. “O artesanato e a convivência com as pessoas dão uma nova perspectiva para eles”, comentou Maria Loeci.

Artesanato e cinema nacional

Para Luciana Cortez, coordenadora da ONG Lucianas e Marias, o mais importante é a troca que existe entre os participantes do grupo de cerca de 35 pessoas em média.

“Se a pessoa chega e diz que sabe um tipo de bordado, na primeira oportunidade nós damos a chance de ela ensinar”, exemplifica. 

Campanha de arrecadação

Uma vez por mês, os participantes fazem uma reunião de congraçamento e assistem a um filme do cinema nacional. “Nós temos visto filmes do Mazzaropi. É muito divertido”, diz Luciana.

Para manter viva a atividade, a ONG  faz campanhas nas redes sociais para arrecadar material para os cursos e obtém doações de sobras de material. 

“Os participantes também contribuem quando podem. Muitos deles gostam de trazer material para dividir com os outros porque o companheirismo e as troca de experiências é muito valorizado aqui”, explicou.

O requisito para participar é a vontade de aprender. No grupo da US Rio Bonito, participam crianças, jovens e adultos.

“Nós ensinamos um menino especial, o Jean, a fazer crochê e ele aprendeu a fazer tapetes. Todos os trabalhos vendem e ele consegue uma renda com isso. Este é o nosso objetivo: ensinar a pessoa a desenvolver um trabalho e conseguir alguma renda”, comentou Luciana.

Além do Tatuquara, a ONG Lucianas e Marias já atua também nas regionais Boa Vista, Portão e CIC. “Nós queremos expandir a atividade para que mais pessoas conheçam os benefícios que esta atividade pode proporcionar”, finalizou.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curso-de-croche-ajuda-a-relaxar-e-complementar-renda/52577.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …