Emlur participa da Campanha Setembro Amarelo com palestra a servidores e familiares

Nesta sexta-feira (13) a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) se engaja na Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, Setembro Amarelo. A finalidade é ampliar o diálogo e fortalecer as ações internas já desenvolvidas pelo Setor Psicossocial da Emlur junto aos servidores e seus familiares. O evento acontece a partir das 10h, na sede da Autarquia, no Bairro dos Estados, contando com representantes da Secretária de Saúde do Município e entidades que desenvolvem trabalhos na área.

Em setembro, haverá ainda palestras nos Núcleos de Serviço da Emlur e, ainda uma Roda de Diálogo com especialistas da área e depoimentos de pessoas que tiveram experiências de tentativas ou suicídio na família. “Nosso objetivo é fortalecer as ações de conscientização, prevenção ao suicídio e atingir o maior número possível de servidores da nossa empresa. Consideramos muito importante visto que o nosso Setor Psicossocial registra um número preocupante de servidores com quadro depressivo”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

De acordo com a coordenadora do Setor Psicossocial, Alessandra Campos, o fortalecimento dessas ações é importante, levando em conta os diversos atendimentos a pessoas com quadro depressivo, inclusive registros de casos com tentativas de suicídio de mais de uma vez. “Nós atendemos servidores e familiares, inclusive as crianças. O atendimento continuado é importante, tanto para o paciente, quanto para os familiares, que também sofrem com todo o processo que envolve casos de depressão, transtornos e tentativas de suicídio”, explica.

Além do acompanhamento específico, o Setor Psicossocial oferece aos servidores um serviço de escuta diário, visitas domiciliares e reuniões do AA “Limpando a Mente”, grupo reativado há cerca de um ano. “Nosso objetivo é criar também uma roda de diálogo mensal, na qual poderemos contar com a participação de especialistas que possam enriquecer esse trabalho, buscando a melhoria da saúde e bem-estar dos nossos servidores”, disse.

O evento vai contar com a presença de Renata Maia, jornalista e fundadora da Associação Vida Nova; Sandra Carvalho, diretora do CAPS da PMJP do Bairro dos Estados e o psiquiatra Jaceguai Martins Filho, do Pronto de Atendimento de Saúde Mental (PASM), do Complexo Hospitalar de Mangabeira – Ortotrauma.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/emlur-participa-da-campanha-setembro-amarelo-com-palestra-a-servidores-e-familiares/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitiba confirma mais dois casos importados de sarampo – Prefeitura de Curitiba/PR

  A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, nesta quinta-feira (27/8), mais dois casos …