Emlur participa da Campanha Setembro Amarelo com palestra a servidores e familiares

Nesta sexta-feira (13) a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) se engaja na Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, Setembro Amarelo. A finalidade é ampliar o diálogo e fortalecer as ações internas já desenvolvidas pelo Setor Psicossocial da Emlur junto aos servidores e seus familiares. O evento acontece a partir das 10h, na sede da Autarquia, no Bairro dos Estados, contando com representantes da Secretária de Saúde do Município e entidades que desenvolvem trabalhos na área.

Em setembro, haverá ainda palestras nos Núcleos de Serviço da Emlur e, ainda uma Roda de Diálogo com especialistas da área e depoimentos de pessoas que tiveram experiências de tentativas ou suicídio na família. “Nosso objetivo é fortalecer as ações de conscientização, prevenção ao suicídio e atingir o maior número possível de servidores da nossa empresa. Consideramos muito importante visto que o nosso Setor Psicossocial registra um número preocupante de servidores com quadro depressivo”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

De acordo com a coordenadora do Setor Psicossocial, Alessandra Campos, o fortalecimento dessas ações é importante, levando em conta os diversos atendimentos a pessoas com quadro depressivo, inclusive registros de casos com tentativas de suicídio de mais de uma vez. “Nós atendemos servidores e familiares, inclusive as crianças. O atendimento continuado é importante, tanto para o paciente, quanto para os familiares, que também sofrem com todo o processo que envolve casos de depressão, transtornos e tentativas de suicídio”, explica.

Além do acompanhamento específico, o Setor Psicossocial oferece aos servidores um serviço de escuta diário, visitas domiciliares e reuniões do AA “Limpando a Mente”, grupo reativado há cerca de um ano. “Nosso objetivo é criar também uma roda de diálogo mensal, na qual poderemos contar com a participação de especialistas que possam enriquecer esse trabalho, buscando a melhoria da saúde e bem-estar dos nossos servidores”, disse.

O evento vai contar com a presença de Renata Maia, jornalista e fundadora da Associação Vida Nova; Sandra Carvalho, diretora do CAPS da PMJP do Bairro dos Estados e o psiquiatra Jaceguai Martins Filho, do Pronto de Atendimento de Saúde Mental (PASM), do Complexo Hospitalar de Mangabeira – Ortotrauma.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/emlur-participa-da-campanha-setembro-amarelo-com-palestra-a-servidores-e-familiares/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …