Otto Alencar destaca redução de assaltos a bancos no país — Senado Notícias

O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou em Plenário a redução nos assaltos a banco no país — especialmente, segundo ele, após a aprovação de uma modificação no Código Penal. Proposta por ele, a mudança deu origem à Lei 13.654, de 2018, que aumenta a punição aos autores desse tipo de crime. A pena, que era de um a quatro anos de prisão, passou a ser de quatro a dez anos, ressaltou. Além disso, explicou o senador, a nova norma também estabelece que os bancos têm que colocar dispositivos nos caixas eletrônicos para tingir, danificar ou cortar as cédulas, em caso de arrombamento.

Otto elogiou a atitude do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que respondeu à indagação do senador sobre o cumprimento efetivo da obrigatoriedade de colocar os dispositivos. O parlamentar manifestou também sua preocupação pelo fato de que muitas vezes as agências assaltadas em cidades do interior não são reabertas, causando uma série de problemas e incomodidades aos moradores. No entanto, ressaltou, 80% de todos os terminais já foram regularizados.

— Espero que se possa atingir 100% e que essas agências bancárias, através do Banco Central, possam ser reabertas, até como posto bancário. Às vezes eles fazem convênio com os Correios e Telégrafos e fazem banco postal, que não é o ideal, porque você não tira a cédula, mas, de alguma forma, melhora a situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/11/otto-alencar-destaca-reducao-de-assaltos-a-bancos-no-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Avaliação anual da política nacional sobre mudança climática poderá ser obrigatória — Senado Notícias

A Comissão de Infraestrutura (CI) pode aprovar projeto de lei que exige avaliação anual de …