Otto Alencar destaca redução de assaltos a bancos no país — Senado Notícias

O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou em Plenário a redução nos assaltos a banco no país — especialmente, segundo ele, após a aprovação de uma modificação no Código Penal. Proposta por ele, a mudança deu origem à Lei 13.654, de 2018, que aumenta a punição aos autores desse tipo de crime. A pena, que era de um a quatro anos de prisão, passou a ser de quatro a dez anos, ressaltou. Além disso, explicou o senador, a nova norma também estabelece que os bancos têm que colocar dispositivos nos caixas eletrônicos para tingir, danificar ou cortar as cédulas, em caso de arrombamento.

Otto elogiou a atitude do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que respondeu à indagação do senador sobre o cumprimento efetivo da obrigatoriedade de colocar os dispositivos. O parlamentar manifestou também sua preocupação pelo fato de que muitas vezes as agências assaltadas em cidades do interior não são reabertas, causando uma série de problemas e incomodidades aos moradores. No entanto, ressaltou, 80% de todos os terminais já foram regularizados.

— Espero que se possa atingir 100% e que essas agências bancárias, através do Banco Central, possam ser reabertas, até como posto bancário. Às vezes eles fazem convênio com os Correios e Telégrafos e fazem banco postal, que não é o ideal, porque você não tira a cédula, mas, de alguma forma, melhora a situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/11/otto-alencar-destaca-reducao-de-assaltos-a-bancos-no-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão de Direitos Humanos volta a debater reforma da Previdência na sexta — Senado Notícias

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove nesta sexta-feira (13), às 9h, …