Profissionais da educação participam de curso de primeiros socorros – Prefeitura de Curitiba/PR

Cerca de 2,4 mil pessoas, entre professores, educadores e colaboradores da rede municipal de ensino foram capacitadas no curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros no Ambiente Escolar ministrado pela equipe da Defesa Civil de Curitiba.

O último treinamento, composto por oito turmas, foi concluído nesta quinta-feira (12/9), no Salão Atos, no Parque Barigui. A intenção do curso é desenvolver estratégias para prevenção e redução de acidentes, além de ensinar como são os procedimentos de primeiros socorros aos servidores de escolas municipais e centros de educação infantil.

“É uma formação específica e foi elaborada para atender as necessidades dos funcionários com situações emergenciais que possam ocorrer dentro das escolas municipais e centros de educação infantil como queimaduras, lesões, quedas ou engasgamento”, explica o coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro.

A formação atende às exigências da Lei Municipal nº 15.346 de 23 de novembro de 2018 e da Lei Federal nº 13.722 que obrigam as unidades de ensino da rede pública a terem no mínimo dois profissionais com conhecimento em primeiros socorros. 

Durante os atendimentos de emergência os servidores estarão aptos a serem os contatos prioritários das equipes médicas. Além disso, podem fazer a segurança do local e da vítima até a chegada do atendimento. 

O curso é resultado de um trabalho interinstitucional entre a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. 

Atendimento às leis

A rede municipal de educação curitibana já está preparada para atender às leis que tornam obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de unidades de ensino

A diretora do Departamento de Logística da Secretaria da Educação, Maria Cristina Brandalize, explica que em Curitiba os curitibinhas contam com profissionais preparados para agir em emergências.

“Por meio do Conhecer Para Prevenir (CPP), educadores, funcionários e os próprios estudantes recebem formação quanto ao comportamento e às medidas a serem adotadas diante de adversidades, acidentes e desastres, procurando preservar as vidas e minimizar eventuais danos ao meio ambiente e ao patrimônio”, explica ela, reforçando que na rede a formação é mais ampla, indo além das noções básicas em primeiros socorros.

O curso também faz parte do CPP, instituído pela Lei 14.579/2014.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/profissionais-da-educacao-participam-de-curso-de-primeiros-socorros/52591.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sine emite carteiras de trabalho para jovens do bairro Restinga

Nesta sexta-feira, 13, a partir das 9h, a equipe do Sine Municipal, em parceria com …