Semhab e SMS promovem ação no Residencial Vista Alegre para debater o suicídio

A promoção de ações integradas nas comunidades atendidas pelo programa habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Habitação (Semhab), tem levado aos residenciais debates sobre temas atuais como forma de conscientizar as pessoas. E foi por isso que a Semhab aderiu a Campanha ‘Setembro Amarelo’, organizando uma série de atividades que tem como tema central o suicídio.

As atividades vão ocorrer nos residenciais construídos pela Prefeitura e o primeiro encontro foi no Vista Alegre, no Colinas do Sul, na semana passada, uma comunidade com cerca de mil famílias. Um fato que chamou a atenção dos palestrantes e dos organizadores do debate foi o depoimento de uma jovem de 20 anos, que apresentou um quadro depressivo. A partir de agora, ela será acompanhada pelas instituições parceiras que estavam presentes ao debate.

Outra mulher convidada para o evento deu um depoimento, contando o que passou. Hoje, ela tem acompanhamento psicológico e psiquiátrico e se propõe a ajudar outras pessoas que estão passando situações semelhantes as que já viveu.

Ana Giovana, secretária adjunta da SMS, ressaltou que as pessoas que cometem suicídio são vítimas da depressão e precisam de ajuda. “Se estas tivessem recebido assistência psicossocial teriam sido salvas. Sabemos que essas pessoas estão doentes e precisam de ajuda. A recomendação do prefeito é justamente essa, cuidar das pessoas”, afirmou.

A coordenadora da equipe de Trabalho Técnico Social da Semhab, Karla Sousa, lembrou que o público alvo das palestras são os moradores dos residenciais que acabam se tornando agentes multiplicadores, uma vez que naquele evento, estavam presentes representantes de todos os blocos.

O debate aconteceu no Centro de Referência a Assistência Social de Gramame e também teve a participação de técnicos do Centro de Atendimento Psicossocial Caps, do Centro de Práticas Integrativas do Valentina Figueiredo. Toda conversa foi acompanhada por uma médica residente e duas psicólogas, que atuaram dando informações sobre os programas de assistência oferecidos pela PMJP e que estão à disposição de todas as comunidades beneficiadas pelo Programa Habitacional da Prefeitura.

Mais três debates já estão agendados dentro da programação de apoio a Campanha Setembro Amarelo. No dia 19, o debate vai ser no Residencial Nice Oliveira, em Nova Mangabeira, no dia 25, no Residencial Colinas de Gramame, em Colinas do Sul, e no dia 26, a palestra vai ser no novo São José.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semhab-e-sms-promovem-acao-no-residencial-vista-alegre-para-debater-o-suicidio/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aposentado vence a depressão e vira tricoteiro de mão cheia – Prefeitura de Curitiba/PR

“Minha esposa faleceu e perdi a vontade de viver. Aqui, eu recuperei a alegria. Posso …