Centro de Atendimento ao Turista leva danças folclóricas para a orla de João Pessoa

O Grupo Eita de Projeções Folclóricas leva o xaxado, o coco de roda e o boi de reis para o Largo da Gameleira, na orla da praia de Tambaú, neste domingo (15), das 16h às 17h. A atividade dá continuidade a programação cultural desenvolvida pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), numa parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A classificação é livre.

Bastante animado com o resultado positivo da parceria, o secretário adjunto da Setur, Graco Terceiro Neto Parente, disse que a atividade cultural visa transformar o CAT num ponto de concentração de turistas durante sua breve passagem pela cidade. “A apresentação do último domingo (8) foi muito boa”, considerou o secretário. O calendário de apresentações do mês de setembro se encerra no dia 29, com a apresentação do Coco Atalaia de Forte Velho.

Segundo Graco Parente, “ nossa proposta é desenvolver e potencializar o Centro de Atendimento ao Turista, de forma a transformá-lo num equipamento voltado não só para emitir as informações turísticas necessárias, mas que se torne uma referência pelo turista que visita João Pessoa”, lembrou o secretário.

Grupo Eita – De acordo com o histórico, O nome “Eita” vem de uma forte expressão popular, utilizada há bastante tempo para demonstrar espanto ou surpresa. Por exemplo: “Eita que tá danado de bom! Eita, que coisa boa!”. Por estar rotineiramente no vocabulário dos paraibanos e nordestinos de um modo geral, o dito popular foi escolhido para dar nome ao grupo.

O grupo foi criado no mês de julho de 2009, no bairro do Valentina, Zona Sul de João Pessoa. Foi idealizado pelo casal Lourival Júnior e Karoline Carvalho. Em 2018, com a ajuda da comunidade, foi fundada a Associação Cultural Eita Paraíba, o qual o grupo passa a ser umas das ramificações desta associação.

Programação do mês de setembro 2019

Polo: Cultural Popular – Centro de Atendimento ao Turista

Local – Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

 

 

DATA

 

HORARIO

 

ATVIDADE/ATRAÇÃO

 

CLASSIFICAÇÃO

 

DESCRIÇÃO

 

01/09 16:30H  

AXÉ CAPOEIRA

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
08/09 19:30H CIRANDA DO MESTRE MANOEL BAIXINHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
15/09 19:30H  

GRUPO EITA DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
22/09 19:30H  

GRUPO REAPRENDENDO A VIVER

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
29/09 19:30H  

COCO DE RODA ATALAIA DE FORTE VELHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/centro-de-atendimento-ao-turista-leva-dancas-folcloricas-para-a-orla-de-joao-pessoa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …