Confúcio apresenta na terça relatório sobre a MP que criou o programa Médicos pelo Brasil — Senado Notícias

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresenta na terça-feira (17) seu relatório para a medida provisória que criou o programa Médicos pelo Brasil (MP 890/2019) em substituição ao Mais Médicos. Ao término da leitura, o texto poderá ser aprovado, rejeitado ou receber um pedido de vistas dos parlamentares. Neste último caso, a votação será remarcada para outra data.

O Médicos pelo Brasil tem o objetivo, segundo o governo, de suprir a demanda por esses profissionais especialmente nas regiões mais pobres. Também estabelece estratégias para formar mais especialistas em Medicina da Família e Comunidade. Ao todo, são oferecidas 18 mil vagas, sendo 13 mil em municípios de difícil acesso. 55% das oportunidades serão abertas em cidades do Nordeste e do Norte, em áreas mais pobres. O edital com as primeiras vagas deve ser publicado em outubro.

O novo programa também modifica a forma de seleção dos profissionais. Antes bastava fazer a inscrição pela internet. Agora o candidato vai ter que fazer uma prova escrita e, quem for aprovado, já vai poder trabalhar. Porém, o candidato selecionado deverá passar por um curso de especialização em Medicina da Família nos primeiros 2 anos.

A reunião da comissão mista que analisa o texto está marcada para as 14h30. Depois de aprovado, o texto segue para a análise dos plenários da Câmara e do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/13/confucio-apresenta-na-terca-relatorio-sobre-a-mp-que-criou-o-programa-medicos-pelo-brasil.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senadores homenageiam Jornal Nacional pelos 50 anos do programa — Senado Notícias

O Plenário realizou, nesta sexta-feira (13), uma homenagem à Rede Globo pelo aniversário de 50 …