Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza audiência na Câmara – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Prefeito Luiz Cavani com palestrantes e membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Abordando o tema No Caminho da Inclusão: Políticas Públicas; evento teve grande público

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou na noite desta quarta-feira, dia 11, na Câmara, audiência pública, que debateu o tema: “No Caminho da Inclusão: Políticas Públicas”, com a presença das palestrantes: Ana Paula Chacur, Karen Camargo e Renata Domingues. O evento teve grande público.

Karen Grisotto Camargo é médica neuropediatra pela Universidade Federal do Paraná, responsável pela Apae de Itapeva e região e também pelos serviços de eletroencefalograma do AME e Santa Casa de Itapeva.

A advogada Renata Domingues é mestra em direito constitucional pela Unimep, com módulo internacional em Direitos Fundamentais em Universidad Rey Juan Carlos na Espanha, especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Damásio de Direito, professora da Fait e palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP.

Já a gestora da Chacur & Chacur Educação e Diversidade, Ana Paula Chacur é atuante nos seguimentos de capacitação, projetos e políticas públicas, voltadas ao Transtorno do Espectro Autista. É formada em edificações, design e paisagismo.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, Oziel Pires, disse que é de suma importância a implementação de políticas públicas visando a inclusão. “É preciso mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o assunto. Na Câmara, já desenvolvemos recursos de acessibilidade como piso tátil, além de interlocutor de libras e instalação de placas de braile”, destaca.

O secretário de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira, falou que sua secretaria já apresentou grandes avanços, citando números altamente positivos com mais de 70 vagas para deficientes físicos no trânsito, instalação de botoeiras para cegos e estão previstos  projetos de acessibilidade no Mercado do Produtor, Praça dos Camelôs, Calçadão Dr. Pinheiro e Rodoviária.

Após as apresentações das palestrantes, o prefeito Luiz Cavani discursou se prontificando em colocar em prática políticas públicas, com o intuito de viabilizar projetos que beneficiem pessoas com deficiência. “O ideal é fazermos um esforço coletivo entre todas as secretarias municipais e demais órgãos estaduais e federais, para que possamos avançar nessa caminhada. A causa é nobre e eu não faço promessas, eu assumo compromissos”, enfatizou o gestor público.

A palestra contou com a apresentação do Coral da Luz da Visão. Também fez uso da tribuna a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Giane de Lima e o juiz federal Edevaldo de Medeiros.

Compuseram a mesa de honra: o presidente da Câmara Oziel Pires, o juiz federal Edevaldo de Medeiros e o secretário de Desenvolvimento, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira. A vereadora Wiliana Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara também marcou presença no encontro.

Fonte Oficial: https://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/conselho-municipal-da-pessoa-com-deficiencia-realiza-audiencia-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …