Curitiba terá poesias em lugar de pichações – Prefeitura de Curitiba/PR

Painéis de azulejos com a inscrição de poesias de artistas locais vão ocupar alguns espaços da cidade degradados por pichações e depredações. O trabalho é uma iniciativa da Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o suporte da Associação Comercial do Paraná (ACP) e representa um reforço ao Programa Rosto da Cidade.

Nesta quinta-feira (12/9), a coordenadora da ACGB, Deise Fonseca, apresentou modelos dos painéis ao prefeito Rafael Greca, em reunião no gabinete do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Estamos resgatando a paisagem urbana e devolvendo o direito dos cidadãos de contemplar a cidade”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

A ACGB é parceira do município na recuperação urbana. A associação faz um trabalho gratuito de limpeza de pichações e recuperação social de pichadores, além da recolocação de petit-pavês soltos, entre outras atividades.

A ideia de um roteiro de poesias em espaços da cidade já havia sido apresentada ao prefeito no fim de agosto, em reunião na Prefeitura.

Os painéis de azulejos são confeccionados pela própria ACGB. “Desenvolvemos todo o processo. Temos até um forno próprio”, explicou Deise.

O modelo apresentado ao prefeito traz o haicai “Uma Boca Maldita espalhou pela XV que o Bondinho apita”, de autoria do poeta curitibano Alvaro Posselt, emoldurado num painel com ilustrações de André de Souza.

Autorizações

As autorizações para a implantação dos painéis serão submetidas ao Conselho de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba. O primeiro deles deverá ser implantado, ainda neste mês, em um imóvel comercial na Rua Trajano Reis, que é alvo frequente de pichações. O proprietário já autorizou a instalação. “Nosso objetivo é fazer. É realizar”, disse Deise Fonseca.

Participaram da reunião as secretárias de Meio Ambiente, Marilza Dias e da Comunicação, Mônica Santanna, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, Cinthya Maia Batista, do Gabinete do prefeito, o administrador Regional da Matriz, Dirceu de Mattos, a diretora de Planejamento do Ippuc, Rosane Knoll, o diretor de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo, os coordenadores de projetos, Mauro Magnabosco e Célia Bim e o assessor da presidência do instituto Ricardo Bindo. 

Da equipe da ACGB também estiveram presentes, Juliana Barcelos, tesoureira da associação, o jornalista Marcus Vinícius Gomes e a estagiária Fernanda Bruna Sorgato Pitt.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tera-poesias-em-lugar-de-pichacoes/52586.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Dmae reforma Estação de Tratamento de Água da Ilha da Pintada

Está em andamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Francisco de Lemos Pinto, popularmente …