OSMJP realiza neste sábado o VII Concerto Oficial da Temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

Com obras de dois compositores russos e um brasileiro, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (14), às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, o sétimo Concerto Oficial da temporada. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a Orquestra Sinfônica Municipal vai executar “O Tempo e o Vento”, do brasileiro Alexandre Guerra (1971) – compositor residente convidado para esta temporada –, “Nas Estepes da Ásia Central”, do russo Alexander Borodin (1833-1887), “Sinfonia nº 1 ‘Clássica’ em Ré Maior Op. 25”, de Sergey Prokofiev (1891-1953), também russo.

O programa da noite será aberto com “O Tempo e o Vento”, de Alexandre Guerra, baseada na obra homônima do escritor gaúcho Érico Veríssimo, composta para o longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim, lançado em 2013. Trechos do filme serão exibidos enquanto a Orquestra Sinfônica executa a trilha sonora ao vivo. A trilha sonora escrita por Alexandre Guerra amplia o ar épico ao apostar em músicas orquestrais

A segunda parte do concerto será dedicada a dois compositores russos. Primeiro com o poema sinfônico “Nas Estepes da Ásia Central”, uma das mais célebres composições de Alexander Borodin, escrita para as celebrações dos 25 anos do reinado do Czar Alexandre II. A obra, que estreou em 1880 na cidade de São Petesburgo, tem temática nacionalista, exaltando a Rússia.

A última peça da noite será a Sinfonia nº 1 ‘Clássica’, de Prokofiev, que começou a ser escrita em 1916 e foi concluída poucas semanas antes da Revolução de Outubro de 1917, um ano antes do compositor deixar a Rússia. Nesta obra, embora desenvolvida ao estilo clássico em quatro andamentos, Prokofiev usa exaustivamente uma sonoridade com conteúdo dissonante bem moderno.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O convidado – Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee Collegeof Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Serviço

VII Concerto Oficial da Temporada 2019

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (14)

Hora: 18h

Classificação: Livre

Evento gratuito

 

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/osmjp-realiza-neste-sabado-o-vii-concerto-oficial-da-temporada-no-centro-cultural-ariano-suassuna/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitiba reforça ações para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca assinou nesta sexta-feira (13/9) um protocolo de intenções com o Centro …