Programa revitaliza mais três imóveis privados na São Francisco – Prefeitura de Curitiba/PR

A Rua São Francisco, no Centro Histórico de Curitiba, tem mais um imóvel de interesse de preservação revitalizado pelo programa Rosto da Cidade. Outros dois seguem em execução no mesmo logradouro.

O prefeito Rafael Greca e a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, vistoriaram os trabalhos na tarde desta sexta-feira (13/9). “Pichar aqui, não”, brincou o prefeito, ao lembrar a importância histórica da rua.

“Aqui estão as igrejas da Ordem e do Rosário e também a coluna votiva de Nossa Senhora da Luz e as pedras de mais de 200 anos guardam o arruamento português do início da cidade”, contou Greca.

A visita foi acompanhada pelo administrador da Regional Matriz, Dirceu de Mattos; e pelo superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, além da equipe da Secretaria.

Os serviços

Foi iniciada nesta sexta-feira a limpeza do número 131, onde funciona uma relojoaria. Para o relojoeiro Celso Antônio da Luz, a situação da rua já melhorou bastante. “Era lamentável a situação por aqui, esse trabalho está sendo muito bem recebido”, disse.

O comércio funciona há 47 anos no local, construído em 1939. Em frente ao imóvel fica o prédio de número 128, que abriga um restaurante oriental tradicional e que já teve pintura e resina aplicadas.

A pintura segue no prédio da esquina das ruas São Francisco e Riachuelo, número 102, com o auxílio de rapel.  

Aprovação

Ainda aguardando a pintura do imóvel, o proprietário de um restaurante italiano, Valter Lengler, também elogiou o Rosto da Cidade. “A calçada está muito melhor”, disse, respondendo à pergunta feita pelo prefeito.

Rosto

Com seis etapas, o Rosto da Cidade é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

São 47 imóveis concluídos, no total, sendo 20 imóveis públicos; e outros oito em execução. Proprietários de 55 prédios de interesse de preservação já estão com suas solicitações de adesão aprovadas para atendimento.

A Capela Santa Maria, no Centro, e o Memorial Árabe, que fica na Praça Gibran Khalil Gibran, no Centro Cívico, são os dois prédios públicos que recebem intervenções no momento.

Além da recuperação e aplicação de resina antipichação, o programa prevê melhorias na iluminação e acessibilidade.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/programa-revitaliza-mais-tres-imoveis-privados-na-sao-francisco/52611.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …