CPI das Fake News vota convocação de executivos de Google, Facebook e Twitter — Senado Notícias

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News promove reunião para votar 86 requerimentos, na próxima quarta-feira (25). São pedidos para a convocação de empresas de internet, marketing e telefonia, além de convites a especialistas da área. A relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), apresentou 39 requerimentos. O último deles é justamente o plano de trabalho apresentado por ela na última reunião.

O primeiro item da pauta é o pedido de audiência pública com os executivos do Google, do Facebook e do Twitter. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) quer ouvir o diretor de Relações Governamentais e políticas Públicas do Google, Marcelo Lacerda; a gerente de Relações Governamentais do Facebook, Monica Guise; o diretor do InterLab, Francisco Brito Cruz; o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares; e o advogado e professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Diogo Rais.

A reunião acontecerá às 13h na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

Campanha presidencial

Outra solicitação, da deputada Natália Bonavides (PT-RN), convoca a assessora da Presidência da República, Rebecca Félix da Silva Ribeiro, na qualidade de testemunha, para prestar esclarecimentos sobre o seu trabalho de coordenação de mídia e produção de conteúdo publicitário, realizado para a campanha de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

Empresas

Serão votados também requerimentos de convocação, a pedido da deputada Luizianne Lins (PT-CE), de representantes das empresas de telefonia Nextel, Claro, Oi, Tim e Vivo e de empresas de marketing, entre elas a Deep Marketing, a SMS Market e a Yacows Marketing, as duas últimas também solicitadas pela deputada Natália Bonavides.

Luizianne Lins argumenta ser imprescindível contar com informações advindas de pessoas que ocupam funções importantes nas empresas. Para ela, o mau uso da internet só pode ser combatido a partir de informações suficientes.

Pedidos da relatora

Entre as solicitações da relatora, deputada Lídice da Mata, estão convites para debates na CPMI feitos a especialistas, como a representante da First Draft Coalition, organização internacional de checagem de fatos, Clair Wardle, e o advogado e professor especialista em temas como tecnologia e mídia social, Ronaldo Lemos.

Documentos

Natália Bonavides apresentou ainda pedidos de transferência de sigilo e compartilhamento de inquéritos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que apura a atuação da empresa Cambridge Analytica no Brasil, em parceria com a Ponte Estratégica Planejamento e Pesquisa LTDA; da Procuradoria Geral da República (PGR), para apurar o cometimento de atos ilícitos relacionados ao uso de ferramentas digitais na campanha das eleições de 2018; e do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem como objeto a “investigação de notícias fraudulentas (fake news), falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações” contra integrantes da Corte. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Autoridades

A ex-procuradora geral da República, Raquel Dodge; o diretor-geral da Polícia Federal, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e a ministra da Mulher, Damares Alves, também podem ser convidados a falar na CPMI. Os dois primeiros a pedido do deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), enquanto a presidente do TSE aparece em requerimento do deputado Bacelar (Pode-BA). A pedido da presença de Damares Alves é de autoria do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).

Artistas

Também estão na pauta de votação os pedidos de convites a personalidades públicas que foram ou são recorrentemente atacadas por notícias falsas, entre elas as atrizes Thaís Araújo, Carolina Dieckmann, Giovanna Ewbank e o ator Bruno Gagliasso, a pedido da relatora, além do youtuber Felipe Neto e a ex-deputada Manuela D’ Ávila (RS), presenças solicitadas pelo deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE). O senador Humberto Costa (PT-PE) quer ouvir a produtora e empresária Paula Lavigne e o cantor Caetano Veloso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/24/cpi-das-fake-news-vota-convocacao-de-executivos-de-google-facebook-e-twitter.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Projeto triplica vagas do Programa Jovem Senador e inclui diversidade na seleção — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de resolução que aumenta de 27 para …