CMEI no Cajuru cria pista de trânsito para as crianças – Prefeitura de Curitiba/PR

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Solitude, no Cajuru, criou uma pista de trânsito totalmente sinalizada para as crianças usarem motocas, triciclos, minibicicletas e aprenderem brincando como se comportam motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A pista tem sinalização horizontal (demarcações no chão) e vertical (as placas de sinalização) assim como no trânsito, como a faixa de pedestres, limite de velocidade, lombada e semáforo. 

A ideia surgiu porque a unidade fica a 450 metros da BR-277, em uma região em que histórias de acidentes de trânsito graves são recorrentes. A equipe do CMEI decidiu investir na informação do comportamento para o trânsito, deste os primeiros anos de vida, como explica a diretora da unidade, Alessandra Regina Novaes Bachosky.

“Educamos para a vida. Nossa ideia é que o espaço sirva para ensinar a criança que será a multiplicadora das lições aprendidas junto às suas famílias”, diz Alessandra. 

Conscientes para o trânsito

As 128 crianças atendidas no CMEI têm até 4 anos e o objetivo é que, com a pista, elas sejam formadas cidadãs conscientes para o trânsito e também peçam que pais e familiares tenham o comportamento correto nas ruas da cidade.

“Aqui, eles ganham percepção de organização, dever e segurança no trânsito”, destaca a professora de Educação Infantil Luciane Marrone, sobre o caráter educativo das brincadeiras. 

A iniciativa já é parte da rotina do CMEI e as professoras são instrutoras para o uso das sinalizações. Quando uma criança quer cruzar a pista, por exemplo, usa a faixa de pedestres e quem está “motorizado”, seja na motoca, triciclo ou bicicleta com rodinhas, precisa parar. 

Os pais das crianças tiveram papel ativo da construção da pista. Fizeram um mutirão para auxiliar nas obras e pintura do novo ambiente, feito com investimentos do Fundo Rotativo da unidade.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cmei-no-cajuru-cria-pista-de-transito-para-as-criancas/52784.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …