Ministros conhecem pré-projeto para redimensionamento do museu do STF – STF

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha apresentou nesta quarta-feira (25) aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) o estudo de arquitetura e expografia para expansão do atual museu da Corte. A iniciativa busca ampliar o acesso da sociedade ao acervo arquitetônico, artístico e histórico do Tribunal e dar visibilidade a outras ações e exposições que contribuam para a promoção da cidadania, da justiça e da compreensão da Constituição Federal. Pelo calendário em curso, a meta do STF é abrir as instalações do novo museu ao público em 2020. Paulo Mendes da Rocha é considerado o maior arquiteto brasileiro da atualidade e um dos cinco mais renomados do mundo, com expertise na área de museus.

As instalações atuais do museu, localizado no segundo andar do Edifício-Sede do STF, têm cerca de 159 m² e contam com sala expositiva e espaço de guarda e conservação do acervo. Para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a metragem atual é nitidamente incompatível com a importância da história e do acervo do STF. “A carência de espaço físico dificulta a orgulhosa exibição da memória institucional”, disse. Com o redimensionamento para o subsolo e adjacências do Edifício-Sede, onde atualmente funciona o arquivo do STF, a área será superior a 3 mil m².

Na apresentação do pré-projeto, o presidente destacou que a proposta de ampliação do museu decorre das transformações que o processo de comunicação tem sofrido como resultado da revolução tecnológica. Para Toffoli, os museus, inseridos num contexto comunicacional, não estão à margem desse fenômeno. “Diante disso, o Tribunal é convocado não apenas a valorizar a memória histórica institucional, mas também a revelar-se para a sociedade com as narrativas do seu museu”, afirmou.

Mendes da Rocha

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha é autor, entre outros, do projeto do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) e do plano de reforma da Pinacoteca de São Paulo, que, assim como o Supremo, é prédio tombado pelo Patrimônio Histórico. Por conta de sua notória especialização, a contratação de seu escritório enquadra-se nas hipóteses de inexigibilidade de licitação prevista Lei das Licitações (artigo 25 da Lei 8.666/93). O objeto do contrato, no valor de R$ 240 mil, é a prestação de serviços técnicos-profissionais especializados para a elaboração de estudo preliminar de arquitetura e expografia, que trata do conjunto de técnicas para o desenvolvimento de exposições.

As etapas seguintes para a construção do museu serão definidas nos termos da aprovação do estudo preliminar. As estimativas de custos só serão definidas quando o projeto for finalizado e aprovado pelo STF.

SP//CF

Leia mais:

25/9/2019 – Preservação da memória do STF é escopo de projeto do arquiteto Mendes da Rocha para renovação do museu

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=424632.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …