Quer saber o que é junta eleitoral? Confira no Glossário — Tribunal Superior Eleitoral

Junta eleitoral é um órgão colegiado provisório constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de Direito, seu presidente, que nomeará quantos escrutinadores e auxiliares forem necessários para atender à boa marcha dos trabalhos durante um pleito. É dessa forma que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), define esse importante organismo temporário desse ramo especializado da Justiça brasileira.

Conforme explica o Glossário, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais são publicados em tempo hábil a fim de que qualquer partido político possa, em petição fundamentada, impugnar as indicações.

Compete à junta eleitoral – que deve ser nomeada pelo TRE – 60 dias antes do pleito, apurar, no prazo de dez dias, as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para os cargos municipais.

Glossário Eleitoral

Com mais de 300 verbetes, que vêm acompanhados de diversas informações e referências históricas, o Glossário Eleitoral é uma valorosa ferramenta de pesquisa para o cidadão que deseja esclarecimentos sobre a terminologia jurídica usada na Justiça Eleitoral.

As expressões estão disponíveis no serviço em ordem alfabética, para facilitar a consulta dos internautas.

Assista também, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com verbetes do Glossário.

EM/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Setembro/quer-saber-o-que-e-junta-eleitoral-confira-no-glossario.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Eleições 2020 contarão com mais de 15 mil servidores e cerca de 2 milhões de mesários — Tribunal Superior Eleitoral

Neste ano, para viabilizar o voto dos mais de 147 milhões de eleitores em cada …