Alunos da rede municipal se preparam para final do concurso Soletra João Pessoa

Os 12 alunos da rede municipal de ensino que participarão da final do concurso Soletra João Pessoa no dia 24 de outubro, receberam na manhã desta quinta-feira (26) o livro base para as palavras que serão cobradas na competição. O concurso está na sua terceira edição e envolve as escolas em tempo integral da rede municipal de ensino. Participam dessa nova etapa apenas os vencedores das competições realizadas em cada escola.

A coordenadora das escolas de tempo integral da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Gioconda Azevedo, explica que as palavras a serem soletradas no concurso não estão presentes no livro, e sim estão relacionadas aos temas. “A intenção é que eles leiam o material, se apropriem do assunto para depois fragmentar os livros e se aprofundar nos temas expostos”, detalhou.

A secretária municipal de Educação de João Pessoa, Edilma da Costa Freire, afirma que o Soletra João Pessoa é uma das inovações propostas pela gestão no intuito de motivar os alunos a buscar fazer melhor uso da leitura. “A gente tem incentivado muito a leitura e o Soletra é um projeto que tem feito a diferença”. Ela explica que, de uma forma dinâmica, a criança vai sendo estimulada a fazer uma leitura ampliada dos conteúdos e que isso vai se refletir no futuro de cada um, formando bons leitores.

Segundo o diretor da Escola João de Barros, que participa do Soletra, Humberto da Nóbregaa Alves, o projeto é muito dinâmico e os alunos encaram tudo como um jogo, por isso surte um efeito muito positivo envolvendo toda a escola. “A atividade trabalha soletração e ortografia, e os alunos se apropriam do que é necessário para o próprio processo de aprendizagem. Mesmo os alunos que não participam estão juntos, torcendo e incentivando”.

A diretora pedagógica da Escola João De Deus, Catarina Lucia Carneiro, faz coro ao professor Humberto e afirma que durante os intervalos, nos corredores da escola, o Soletra se tornou o assunto predominante entre os alunos. “Todos que participaram gostaram muito. Podemos dizer que na nossa escola não houve disputa, eram todos torcendo por todo mundo, a gente percebe que quando há parceria, inclusive com a família, os resultados positivos são certos”.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/alunos-da-rede-municipal-se-preparam-para-final-do-concurso-soletra-joao-pessoa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …