Trânsito flui bem na região da obra da trincheira – Prefeitura de Curitiba/PR

As mudanças implementadas no trânsito em decorrência da obra da trincheira da Mário Tourinho, que bloqueou a Avenida Nossa Senhora Aparecida, foram bem absorvidas pela maioria motoristas, na avaliação da Superintendência de Trânsito (Setran). 

Segundo a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, as medidas tomadas pelo município para minimizar os impactos da obra têm mostrado resultado, apesar de mais lentidão em alguns trechos pontuais. Foram alterações na sinalização, nos tempos de abertura e fechamento dos semáforos e alterações de sentido em ruas.

“O que nós observamos nesses primeiros dias é que os motoristas estão procurando caminhos alternativos, não sobrecarregando demais as vias impactadas pela limitação do tráfego”, diz.

“Assim, o próprio motorista não perde tanto tempo no trânsito”, acrescenta Rosangela. Ele reforça, no entanto, a necessidade de se evitar a região, de forma a evitar transtornos, até a conclusão da obra, prevista para abril de 2020.

Confira aqui as opções de desvio.

As medidas incluem sinalização de desvio nas principais ruas afetadas, presença de agentes de trânsito orientando o fluxo, atualização constante do aplicativo Waze e abertura de canais de informação. Há uma página especial no site da Prefeitura, um site específico da trincheira, tira-dúvidas por WhatsApp e a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Logo após as primeiras horas desde o início dos bloqueios, na segunda-feira (23/9), o trânsito já tinha voltado a fluir bem próximo da normalidade, conforme avaliação da equipe técnica responsável pela operação de trânsito.

Reconhecimento

A preparação da cidade para a obra foi elogiada pelo mestre em Transporte pela Universidade de Leeds Alan Cannell, um dos precursores da Central de Tráfego em Área (CTA) de Curitiba, órgão responsável pelo controle de operações de trânsito. 

“As modificações nos tempos dos sinais e a implantação do binário – conceito que a gente defende bastante, aliadas à orientação de uso do Waze e o ótimo trabalho da Comunicação da Prefeitura contribuíram para a movimentação bem tranquila dos motoristas, neste primeiro momento”, avalia ele.

Junto com o bloqueio, entrou em funcionamento a alteração de sentido na Avenida Nossa Senhora Aparecida. A via passou a ter sentido único, em direção ao Campo Comprido, entre as ruas Jaime Veiga e Professor Laertes Munhoz. 

O tráfego também foi alterado na Rua Major Heitor Guimarães. A rua está com sentido único da Avenida Nossa Senhora Aparecida para a Mário Tourinho.

Leia mais

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/transito-flui-bem-na-regiao-da-obra-da-trincheira/52858.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …