Curitibinhas do CMEI Erondy Silvério vão ganhar presentes feitos com carinho de mãe – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitibinhas do CMEI Erondy Silvério, no Tatuquara, terão um Natal diferente este ano. Os presentes que eles vão ganhar no final do ano estão sendo feitos pelo Clube de Mães da escola.

A ideia surgiu através do projeto Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias, que usa os personagens da  Vila Sésamo  para ensinar educação financeira para as famílias. 

“A maioria das mães não trabalha fora. Pensamos em uma atividade artesanal que pudesse contemplar o presente dos pequeninos e mais tarde pudesse se converter em complementação da renda”, explicou a diretora do CMEI Lucinéia da Rocha Dhomereschi.

As mães se reúnem todas as quartas, das 8h às 12h, para cortar e costurar tecidos. Esta é a primeira vez que elas estão se aventurando no artesanato. A meta é confeccionar 90 bonecas de pano e 70 dinossauros. 

As bonecas têm cores variadas, já que o material e os tecidos são doados. A inspiração para fazer o dinossauro veio do desenho da Disney, O Bom Dinossauro.

Trabalho apaixonante

Mariele Pereira Picanço e Sauviunk, moradora no Rurbana, disse que está gostando muito da experiência. “Nunca trabalhei com artesanato, mas estou gostando muito. É uma satisfação muito grande fazer isso para as crianças”, descreve. Ela tem um filho de 3 anos matriculado no CMEI. 

Flávia Mello, que reside no Moradias Cerâmica, no Tatuquara, também está feliz de estar participando da iniciativa. “Estou me apaixonando por este trabalho. Cada perninha que a gente costura nas bonecas é especial porque estamos dando forma a um presente para as crianças”. 

Ela já quer aprender a fazer bonecas mais elaboradas. “Pretendo trabalhar com artesanato para ter uma renda extra”, planeja. 

Expansão

Em três encontros, as mães já fizeram 30 bonecas. Além de levar alegria para as crianças do CMEI Erondy Silvério, são boas as possibilidades de o Clube de Mães passar a trabalhar com artesanato profissionalmente. 

“Tem uma artesã que manifestou interesse em contratar esta mão de obra futuramente. A produção seria comercializada em feiras que esta artesã participa”, prevê Lucinéia. 

Depois de terminar os presentes do curitibinhas, o Clube de Mães vai se dedicar a oficinas para o aprendizado de novas peças de artesanato. “A ideia é aprender a fazer cachepôs de Natal, porta talheres, jogos americanos e outros”, diz Lucinéia.

Numa segunda etapa, as mães vão participar de uma oficina para aprender a fazer bonecas mais elaboradas com a finalidade de comercializar, como boneca porta fraldas, por exemplo.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-do-cmei-erondy-silverio-vao-ganhar-presentes-feitos-com-carinho-de-mae/52850.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …