Comissão da MP que institui pensão por microcefalia discute plano de trabalho — Senado Notícias

A comissão mista destinada a examinar a medida provisória que institui o pagamento de uma pensão para crianças que nasceram com microcefalia decorrente do Zika Vírus fará uma reunião na quarta-feira (2), às 14h, para avaliar o plano de trabalho proposto e os requerimentos.

Segundo o relator da MP 894/2019, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), é importante que haja celeridade no processo de análise da medida, devido à urgência do tema. Por isso, os senadores e deputados devem estabelecer já nesta reunião as datas das audiências públicas.

— Eu gostaria muito que essa medida fosse votada ainda no mês de novembro devido a sua relevância e urgência —  explicou o senador durante a primeira reunião do colegiado.

O presidente da comissão, deputado Diego Garcia (Podemos-PR), também ressaltou que todos os parlamentares devem trabalhar juntos para que a medida seja aprovada, devido ao cunho social do texto.

Pensão vitalícia

A MP 894/2019 prevê o pagamento de uma pensão mensal, vitalícia e intransferível no valor de um salário mínimo para as crianças que nasceram com microcefalia entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o texto, será feito um exame pericial para comprovar a relação entre a malformação e a contaminação pelo vírus.

O objetivo é proteger as crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido pelas sequelas da microcefalia.

“A microcefalia amplia as dificuldades enfrentadas pelas famílias para oferecer os cuidados necessários às crianças e ao mesmo tempo garantir uma renda digna voltada a elas”, explica o governo da justificativa da MP.

A reunião será no plenário 9 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/27/comissao-da-mp-que-institui-pensao-por-microcefalia-discute-plano-de-trabalho.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …