Nova galeria de águas pluviais evita alagamentos no Boqueirão – Prefeitura de Curitiba/PR

 

As chuvas registradas na semana passada não amedrontaram os moradores da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro e arredores, no Boqueirão. A implantação de tubos de 2 metros e 2,20 metros de diâmetro, em substituição à galeria de águas pluviais subdimensionada que existia no local, já está surtindo efeitos positivos. 

A intervenção coordenada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas teve início no dia 18 de junho e está na fase final. Nesta sexta-feira (27/9), os profissionais da empresa contratada para executar a obra estavam concluindo o aterramento dos tubos e recuperando as rampas de acesso às casas e empresas. E, nos locais onde havia calçada as estruturas estão sendo refeitas. 

A implantação da nova galeria parte do cruzamento com a Rua das Carmelitas e segue até o encontro com o Rio Belém. São 596 metros de extensão.

De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, a nova galeria atende uma solicitação das pessoas que vivem na região e era necessária. 

“A antiga tubulação não dava mais conta do volume das chuvas e precisávamos garantir o aumento de vazão das águas para evitar os alagamentos”, disse Rodrigues. 

Fala Curitiba

A indicação para que a obra fosse realizada surgiu na reunião do programa Fala Curitiba, no dia 7 de junho de 2017, no salão da Igreja O Brasil para Cristo, no Boqueirão. Participavam do encontro 53 pessoas e a implantação da nova galeria de águas pluviais estava entre as vinte prioridades coletivas indicadas. 

A obra também contou com 124 votos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, sendo a mais votada.

Fim da agonia

Valdemar Soares da Silva mora e trabalha nas imediações da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro desde 1997. Com tristeza lembra das enchentes que enfrentou e das perdas materiais que sofreu. Mas, o sorriso brota no rosto quando fala da obra que está sendo concluída. 

“Que maravilha! Na última chuva cheguei a acordar de madrugada assustado para ver como estava a rua. E foi muito bom ver que a água não tinha subido. Perdi o medo e estou aliviado”, revelou.

Há 40 anos morando na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, João Carlos Calabrese aponta que nem se incomodou durante a realização das obras. “Só pensava no benefício. Aqui, a água subia rápido e éramos pegos de surpresa. Agora não iremos mais conviver com essa agonia”, avaliou.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/nova-galeria-de-aguas-pluviais-evita-alagamentos-no-boqueirao/52868.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …