Adolescentes dos projetos da FAS têm uma tarde no Museu – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma das principais atrações turísticas da cidade, o Museu Oscar Niemeyer (MON), era desconhecido para 18 adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) na Regional Cajuru. Na quinta-feira passada (26/9), eles foram convidados a conhecer os salões que abrigam diversas exposições artísticas do museu, em uma visita promovida pela FAS.

“Nunca tinha vindo ao museu e gostei muito das esculturas asiáticas. É muito bonito”, contou a estudante Yasmin Lohane de Almeida da Silva, 15 anos.

A profissional de Referência do Mundo do Trabalho no Núcleo Regional da FAS no Cajuru, Marilis Taques, explica que ações como essa visam a oferecer a inserção do adolescente na sociedade em todos seus direitos, como o acesso à cultura. 

“Foi uma experiência única para nossos adolescentes. Além das atrações do museu apreciaram as obras em exposição da 14° Bienal. Conheceram um mundo novo: História, Cultura e Arte combinados em um cenário fantástico”, destaca Marili. 

Muitos deles pouco saem da região de seus bairros e conheciam o MON apenas pela televisão. Outros, já tinham ido até a fachada do museu, mas não tinham entrado, como o estudante Paulo Santiago, 16 anos. “Tinha muita curiosidade de ver como era por dentro. E gostei muito”.

Arte que impressiona

Santiago conta que, entre as exposições que o grupo acompanhou, a que mais o impressionou foi uma da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. “Vi uma escultura que representa as fronteiras dos países da América Latina e me instigou porque reflete nossa realidade, em que tempos vizinhos para os quais impomos limites”, fala.

O grupo foi formado por adolescentes dos Programas Primeiro Emprego e Mobiliza e frequentadores do serviço de convivência do CRAS Iguaçu e CRAS Cajuru. A visita teve o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/adolescentes-dos-projetos-da-fas-tem-uma-tarde-no-museu/52896.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …