Luciano Cartaxo entrega USF Parque do Sol e reforça Atenção Básica com a 30ª unidade entregue na gestão

Os moradores do Parque do Sol, na Zona Sul de João Pessoa agora contam com uma Unidade de Saúde da Família (USF) inteiramente nova e com capacidade de atender 8 mil pessoas da região. Atendendo a uma demanda histórica da comunidade através do Orçamento Participativo (OP), o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, na manhã desta segunda-feira (30), a USF Parque do Sol Maria de Souza Cavalcanti para ampliar a capacidade de atendimentos na Atenção Básica. Esta é 30ª USF entregue pela atual gestão, entre construídas e ampliadas.

“Estamos muito felizes de chegar a este momento especial de inaugurar mais uma Unidade de Saúde da Família, a de número 30 que entregamos desde 2013 construída ou ampliada, para oferecer serviços de saúde ainda mais humanizados para a população aqui do Parque do Sol. Este é mais um grande equipamento que nós construímos e que com certeza vai melhorar a Atenção Básica com profissionais qualificados e preparados para já receber a partir de hoje quem estiver precisando de uma consulta”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

A unidade conta com uma área construída de 466,5 m² e irá atender a população com duas equipes de Saúde da Família e um polo de farmácia. O investimento total da obra foi de R$ 812 mil. A USF Parque do Sol fica localizada na Rua Clóvis Marques de Santana, e conta com uma equipe de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogo, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e outros. São oferecidos serviços como atendimento médico, odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização e visitas domiciliares.

Dentre as ações desenvolvidas na unidade estão: acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea; atividades de educação em saúde; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco das Chagas, afirmou que esta região está tendo uma atenção especial da atual gestão da PMJP. “O prefeito Luciano Cartaxo entregou em janeiro deste ano a Escola Municipal Joacil de Brito Pereira, com mais de 600 vagas aqui no Parque do Sol, e agora entrega uma USF que, assim como a escola, também era uma demanda do OP. Luciano fortalece a cultura da participação popular e vem fazendo muita coisa a partir das prioridades eleitas pelo povo”, afirmou.

O médico obstetra Antônio Alves de Sousa, afirmou que o prefeito Luciano Cartaxo está atendendo uma reivindicação dos moradores e garantindo melhores condições de atendimento à população, mas também de trabalho para os profissionais da saúde. “Hoje é um dia festivo ansiosamente esperado por nós da USF que estávamos atendendo em uma casa alugada, mas que agora temos um espaço novo, construído para ser uma USF e que foi além de nossas expectativas porque nos proporciona um trabalho digno e voltado para o que é mais importante que é o cuidado com a saúde das pessoas”, afirmou.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/luciano-cartaxo-entrega-usf-parque-do-sol-e-reforca-atencao-basica-com-a-30a-unidade-entregue-na-gestao/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura paga integralmente folha de servidores nesta segunda

 A prefeitura paga integralmente, nesta segunda-feira, 30, a folha do funcionalismo do mês de setembro. …