Semam dá continuidade ao plantio de árvores nas escolas municipais

Desenvolvido pelos técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Projeto Escola Semente está promovendo o plantio de mudas de árvores nativas nas escolas municipais. Na manhã desta segunda-feira (30), os técnicos da Diep e educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) do Novo Parque da Bica, promoveram uma manhã de atividades e plantio na Escola Municipal João XXIII, no Alto do Mateus.

Para a diretora administrativa da escola, Elizabete Judite do Carmo, a atividade de plantio e Educação Ambiental é muito importante no sentido de que sensibiliza os estudantes, “mas promove também a melhoria do ambiente escolar, visto que as árvores vão deixar o espaço da escola mais agradável, com sombra, com a temperatura mais amena”.

A Escola Municipal João XXIII atende 330 alunos, em quatro modalidades – Educação Infantil, Fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos. As equipes da Semam foram recebidas pela Banda Marcial João XXIII, toda formada por estudantes da escola.

Maria Eduarda Gonzaga de Lima é estudante da Escola Municipal João XXIII e participou do plantio. Ela mora no Alto do Mateus e disse que a partir de agora será responsável por cuidar da muda de árvore que plantou. “Vou jogar água todos os dias e quando a árvore estiver crescida vai ser divertido saber que eu ajudei a plantar, a cuidar dessa mudinha”, concluiu.

Para que seja realizado o plantio nas escolas, os técnicos da Diep fazem um planejamento prévio, utilizando imagens de satélite, localizando as escolas potenciais. Em seguida, fazem vistoria para coleta de dados in loco, elaborando projeto arquitetônico de arborização, seguindo normas técnicas. Ainda é feito um diálogo com a direção das escolas, para agendamento da ação, que é feita em parceria com equipes do Viveiro e do Cepam.

O secretário de Meio Ambiente, que participou do plantio, destacou o quanto é gratificante ser recepcionado de maneira tão carinhosa pela Escola João XXIII. “Começar a semana assim é estimulante. A Banda Marcial, a diretora Elizabete Judite, os professores, estudantes, todos foram muito receptivos. Nos sentimos renovados e essa troca de experiências nos impulsiona da estimular o plantio nas escolas”, concluiu.

Também participaram do plantio os técnicos da Educação Ambiental do Cepam, que levaram os animais empalhados, o gavião para demonstração para as crianças, material didático que dá apoio para as ações educativas.

 

 

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semam-da-continuidade-ao-plantio-de-arvores-nas-escolas-municipais/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Luciano Cartaxo entrega USF Parque do Sol e reforça Atenção Básica com a 30ª unidade entregue na gestão

Os moradores do Parque do Sol, na Zona Sul de João Pessoa agora contam com …