US Atuba promove mutirão para cuidar da saúde da mulher – Prefeitura de Curitiba/PR

A promotora de vendas, Maria Aparecida de Lima, 49 anos, dedicou a manhã do último sábado (28/9) para cuidar da saúde. Ela fez parte de um grupo de mulheres, de 25 a 64 anos, que participou do evento “Um toque de amor pela vida”, promovido pela Unidade de Saúde Atuba.

A Unidade de Saúde esteve aberta das 8h às 12h, com a oferta de exames preventivos, testes rápidos para doenças como sífilis e HIV, exame clínico das mamas e encaminhamentos para mamografia.

Agentes de saúde também fizeram abordagens sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, e o bloqueio do sarampo

“Uma maravilha de tempo para a gente poder olhar para si e cuidar da saúde”, disse Maria Aparecida de Lima. Ela aproveitou para colocar em dia os exames preventivos e testar como estavam os índices de glicemias para evitar a diabete.

A correria do dia a dia, os horários apertados do trabalho, dificultam o comparecimento de Maria Aparecida às consultas nos dias de semana. “Foi a oportunidade que eu precisava para ficar em dia com o meu corpo, de refazer exames que estavam atrasados”, contou Maria Aparecida de Lima. 

Cuidados especiais

“O mutirão no fim de semana foi parte das nossas estratégias de valorização da saúde, prevenção de doenças e cuidados especiais com os nossos pacientes”, disse a chefe da Unidade de Saúde, Aline Zanetti.

Os mutirões aos sábados acontecem com frequência. O objetivo da ação, destacou Aline, é incentivar as mulheres que precisavam atualizar seus exames e não conseguem faze-los durante a semana. Em 31 de agosto, ação semelhante foi promovida pela Unidade de Saúde e o próximo mutirão já está programado para acontecer em 19 de outubro.

O mutirão de atendimento serviu para agilizar a realização de exames, encaminhamentos e orientações importantes para prevenção de doenças da mulher.

“Saúde não é sinônimo de doença, tratamento e remédio. Precisamos agir antes, trazendo qualidade de vida a partir da prevenção e promoção da saúde”, explica a supervisora de Saúde da regional Boa Vista, Vania Demogalski Buba.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/us-atuba-promove-mutirao-para-cuidar-da-saude-da-mulher/52892.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Adolescentes dos projetos da FAS têm uma tarde no Museu – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma das principais atrações turísticas da cidade, o Museu Oscar Niemeyer (MON), era desconhecido para …