Campanha incentiva prevenção contra câncer de mama – Prefeitura de Curitiba/PR

O calçadão da Rua XV de Novembro recebeu, na manhã desta terça-feira (1º/10), a abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2019. Com o mote “Você não pode prever o futuro, mas pode se cuidar hoje”, a ação busca incentivar as mulheres a manter hábitos saudáveis que ajudem a reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama.

“Vamos olhar para o céu tão azul, com tanto infinito em cima de nós, e vamos agradecer o infinito dom da vida. A vida que um dia termina, mas que não precisa terminar antes do tempo, e pode ser prolongada pela vida saudável e pelos cuidados médicos e esclarecimentos das pessoas pela prevenção”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante a cerimônia de lançamento do Outubro Rosa.

Até as 20h desta terça-feira (1º/10) haverá uma programação especial no local, com atividades físicas, dança, apresentações teatrais e de coral. Os profissionais de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participam do evento dando orientações ao público sobre a prevenção do câncer de mama e também oferecem sessões de auriculoterapia.

“O nosso objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre a prevenção. Por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama”, explicou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

A aposentada Aparecida Maria Garcia, 70 anos, destacou a relevância de ações relacionadas ao Outubro Rosa. “É importante esclarecer as informações de prevenção”, disse. 

A zeladora Rosilda Maria de Almedia, 56 anos, também aprovou. “É muito bom porque tem muita gente que não se cuida, não faz exames”, afirmou. “Eu faço acompanhamento sempre, mamografia, cuido da alimentação, não uso álcool, não fumo, faço caminhadas”, contou Rosilda.

O evento é uma realização da Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, e patrocínio da Associação de Revendedores de Veículos do Paraná (Assovepar) e Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom). 

Apoiam a iniciativa a Universidade Tecnológica do Paraná, Academia Ph.D, Academia de Teatro Cena Hum e Move Dance.

Além do evento feito nesta terça-feira (1º/10) no Calçadão da XV, durante todo o mês de outubro as unidades básicas de saúde vão promover atividades especiais em alusão ao tema em suas comunidades.

Presenças

Participaram do evento de lançamento do Outubro Rosa; o presidente  da ACP, Gláucio Geara; o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a vice-presidente da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Maria Cristina Coutinho; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o vice-presidente da Assovepar, Antonio Gilberto Deggerone; a representante do Sirecom, Leila Pinto; o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core), Paulo César Nauaiack; a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tânia Gomez; e a presidente da Business Professional Women (BPW) Curitiba, Birgit Keller Marsili.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/campanha-incentiva-prevencao-contra-cancer-de-mama/52938.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …