Centro de ensino para estudantes com autismo já atende 219 famílias – Prefeitura de Curitiba/PR

 

O Movimento no Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), primeiro do Brasil nesse modelo, tem sido intenso desde a inauguração, em 18 de setembro. Já foram convocadas para entrevista 219 famílias. O local tem capacidade para 300 atendimentos ao mês.

“Nossa metodologia é única, desenvolvida pela nossa equipe”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. No centro, além de atender a criança, a família recebe todo apoio e orientações necessários por meio da Escola de Pais. “É uma iniciativa que aproxima a equipe da secretaria e as famílias. É um espaço destinado a tirar dúvidas, conversar, compartilhar situações do dia a dia”, disse Maria Sílvia.

São 15 profissionais que atuam diretamente no CEETEA. O centro tem seis salas para atendimento individual ou de pequenos grupos, além de uma sala para a Escola de Pais e outra para formações profissionais.

A seleção das crianças é feita pela equipe do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado. Eles frequentam as atividades no contraturno escolar.

Davi Gonçalves de Oliveira, 5 anos, estudante da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida), foi um dos primeiros a receber atendimento no centro. A mãe dele, Simone dos Santos, conta que o menino é tímido, mas se sentiu acolhido e já está à vontade.

“Essas alterações na rotina do meu filho são desafiadoras para ele, mas aqui percebo que ele se sente muito bem”, relatou Simone.

A rede municipal tem 1,1 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Os estudantes em inclusão – com TEA, síndrome de Down, paralisia cerebral – são 2,5 mil entre os 140 mil matriculados em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais.

Modalidades

A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, explica que a secretaria oferece 15 modalidades de atendimento especializado a estudantes em processo de inclusão, o que permite que cada um seja atendido com equidade, conforme suas necessidades.

“As crianças passam por uma série de avaliações que servirão de base para a elaboração do plano de atendimento educacional especializado”, afirma Gislaine.

Serviço

O CEETEA funciona no 9º andar do Edifício Delta, sede da Secretaria Municipal da Educação (Avenida João Gualberto, 623, bairro Alto da Glória). Telefone: 3350 3119.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/centro-de-ensino-para-estudantes-com-autismo-ja-atende-219-familias/52939.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …