Crianças encaram desafio da escalada do paredão – Prefeitura de Curitiba/PR

Adrenalina, desafio e muita concentração para vencer o medo de altura. É assim que meninos e meninas que frequentam as aulas de Escalada do Paredão, na Regional Bairro Novo, se divertem todas as segundas e quartas-feiras.

As aulas acontecem no Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), que fica no Sítio Cercado. O paredão de 9,5 metros de altura é o único equipamento público do gênero em Curitiba e a emoção é garantida, garantem os participantes.

Luíza Dalpiaz, 13 anos, estuda no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro é a aluna mais experiente. “Comecei a fazer escalada em 2018. Eu gosto de esportes que provocam adrenalina e a minha mãe me inscreveu”, contou.

Ela disse que com a prática de escalada adquiriu mais responsabilidade. “Eu ajudo os colegas a colocar o equipamento e a seguirem as normas de segurança”, explicou.

Desafio vencido

Luíza não ficou só no discurso: ao receber o sinal verde do professor, a garota alçou rapidamente os 9,5 metros e tocou ferro com a corrente, o que representa que o desafio foi vencido. E depois de deixar os colegas subirem, ela repetiu a dose demonstrando que já é uma atleta experiente.

“Gosto muito da escalada. Depois de começar a praticar me sinto mais concentrada, melhorei também a habilidade e o pouco medo de altura que tinha não tenho mais”, comemorou.

Ganhos múltiplos

O professor e coordenador do Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo Ricardo José Donato, disse que atualmente 30 crianças praticam o esporte nos períodos de manhã e tarde.

“É um esporte muito interessante porque traz múltiplos ganhos para os participantes. Eles aprendem a tomar decisões, têm aumento da força muscular, além de melhora no equilíbrio, coordenação motora e no controle do corpo de um modo geral”, relacionou.

Vagas abertas

O professor explicou que existem vagas nos dois turnos. Podem se inscrever, crianças a partir de 7 anos. Para jovens e adultos, as aulas de escalada são à noite, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h.

Os alunos usam todo o equipamento de segurança necessário, como sapatilha para escalada, cadeirinha (fitas entrelaçadas de alta resistência com fivelas de ajuste) e uniforme. O equipamento é fornecido pela Smelj.

Das árvores para o paredão

Giovani José da Fonseca Cirino, 13 anos, que é acostumado galgar as copas das árvores da casa avó, está gostando do novo desafio. No paredão o desafio é maior, muito divertido”, resumiu.

A novata Nicolly Oliveira, 11 anos, que mora no Sítio Cercado, teve seu primeiro dia de escalada nesta quarta-feira (30/9) e já conseguiu subir até a metade do paredão.

“Eu estava procurando atividades esportivas perto da minha casa, já estava inscrita no Jiu-Jitsu, mas quando soube que tinha vagas na escalada quis fazer também”, disse. 

Serviço

Local: Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo

Rua Ourizona, 1681, Sítio Cercado

Escalada de Paredão

Aulas: segundas e quartas-feiras – crianças (das 10h às 11h e das 14h às 15h) 

Terças, quartas e quintas-feiras – jovens e adultos (das 18h30 às 21h)

Inscrições: Secretaria do Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-encaram-desafio-da-escalada-do-paredao/52913.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Conheça os números sorteados do programa Nota Curitibana – Prefeitura de Curitiba/PR

A Prefeitura promoveu, nesta segunda-feira (30/9), o 19º sorteio do Nota Curitibana, programa que incentiva …