Crianças encaram desafio da escalada do paredão – Prefeitura de Curitiba/PR

Adrenalina, desafio e muita concentração para vencer o medo de altura. É assim que meninos e meninas que frequentam as aulas de Escalada do Paredão, na Regional Bairro Novo, se divertem todas as segundas e quartas-feiras.

As aulas acontecem no Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), que fica no Sítio Cercado. O paredão de 9,5 metros de altura é o único equipamento público do gênero em Curitiba e a emoção é garantida, garantem os participantes.

Luíza Dalpiaz, 13 anos, estuda no Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro é a aluna mais experiente. “Comecei a fazer escalada em 2018. Eu gosto de esportes que provocam adrenalina e a minha mãe me inscreveu”, contou.

Ela disse que com a prática de escalada adquiriu mais responsabilidade. “Eu ajudo os colegas a colocar o equipamento e a seguirem as normas de segurança”, explicou.

Desafio vencido

Luíza não ficou só no discurso: ao receber o sinal verde do professor, a garota alçou rapidamente os 9,5 metros e tocou ferro com a corrente, o que representa que o desafio foi vencido. E depois de deixar os colegas subirem, ela repetiu a dose demonstrando que já é uma atleta experiente.

“Gosto muito da escalada. Depois de começar a praticar me sinto mais concentrada, melhorei também a habilidade e o pouco medo de altura que tinha não tenho mais”, comemorou.

Ganhos múltiplos

O professor e coordenador do Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo Ricardo José Donato, disse que atualmente 30 crianças praticam o esporte nos períodos de manhã e tarde.

“É um esporte muito interessante porque traz múltiplos ganhos para os participantes. Eles aprendem a tomar decisões, têm aumento da força muscular, além de melhora no equilíbrio, coordenação motora e no controle do corpo de um modo geral”, relacionou.

Vagas abertas

O professor explicou que existem vagas nos dois turnos. Podem se inscrever, crianças a partir de 7 anos. Para jovens e adultos, as aulas de escalada são à noite, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h.

Os alunos usam todo o equipamento de segurança necessário, como sapatilha para escalada, cadeirinha (fitas entrelaçadas de alta resistência com fivelas de ajuste) e uniforme. O equipamento é fornecido pela Smelj.

Das árvores para o paredão

Giovani José da Fonseca Cirino, 13 anos, que é acostumado galgar as copas das árvores da casa avó, está gostando do novo desafio. No paredão o desafio é maior, muito divertido”, resumiu.

A novata Nicolly Oliveira, 11 anos, que mora no Sítio Cercado, teve seu primeiro dia de escalada nesta quarta-feira (30/9) e já conseguiu subir até a metade do paredão.

“Eu estava procurando atividades esportivas perto da minha casa, já estava inscrita no Jiu-Jitsu, mas quando soube que tinha vagas na escalada quis fazer também”, disse. 

Serviço

Local: Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo

Rua Ourizona, 1681, Sítio Cercado

Escalada de Paredão

Aulas: segundas e quartas-feiras – crianças (das 10h às 11h e das 14h às 15h) 

Terças, quartas e quintas-feiras – jovens e adultos (das 18h30 às 21h)

Inscrições: Secretaria do Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-encaram-desafio-da-escalada-do-paredao/52913.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …