Curitiba apresenta iniciativas do Vale do Pinhão em fórum internacional – Prefeitura de Curitiba/PR

As iniciativas de Curitiba como cidade inteligente foram destaque do  1º Fórum Brasileiro de Fab City, durante a São Paulo Maker Week, na capital paulista, no último fim de semana. Durante dois dias, representantes de cidades que integraram o movimento internacional de smart cities dividiram experiências.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, contou que várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Vale do Pinhão.

“O movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação está mobilizado para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade, além de apoiar startups com potencial para melhorar a vida das pessoas”, disse.

A presidente da Agência Curitiba participou do painel “Somos Fab City, e agora?”, ao lado de representantes de São Paulo, Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). “A inovação só vale quando é compartilhada e se transforma em processo social”, reforçou.

Cris Alessi enumerou iniciativas da Prefeitura de Curitiba como os Faróis do Saber e Inovação, com suas impressoras 3D e cultura maker; o primeiro Fab Lab do município, espaço de capacitação industrial digital na Rua da Cidadania do Cajuru; o aplicativo Curitiba APP; as hortas comunitárias; o apoio às empresas que investem em tecnologia através da redução do ISS; e a educação empreendedora ministrada na rede pública municipal.

Fab City

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a aderer a rede global Fab City, em 2017. Lançado pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o movimento reúne 34 cidades do mundo, sendo cinco brasileiras atualmente.

“É uma rede que busca um novo modelo urbano, sendo localmente produtivas e globalmente conectadas. O objetivo é que as cidades sejam autossuficientes e sustentáveis, mudando as formas de consumo e produção”, salienta Cris.

Participaram o evento internacional Tomas Diez, diretor do Fab Lab Barcelona no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e fundador do movimento Fab City; Raquel Peñalosa, presidente da Communautique, empresa que está organizando o próximo encontro do Fab City em Montreal (Canadá), em 2020; e Alessandra Maria de Albuquerque Reis, coordenadora de Projetos da Agência Curitiba.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-apresenta-iniciativas-do-vale-do-pinhao-em-forum-internacional/52891.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Trecho em marginal da Linha Verde já tem asfalto novo – Prefeitura de Curitiba/PR

A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu no último sábado (28/9) obras de pavimentação em …