Feira da Agricultura Familiar da Cecaf amplia funcionamento para as sextas-feiras

A tradicional feira que acontece às quintas e sábados na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf),no José Américo, agora também vai acontecer nas sextas-feiras. A decisão de ampliar o funcionamento atende ao pedido dos próprios consumidores que frequentam o local e vai beneficiar os agricultores com mais um dia na semana para comercializar os seus produtos. A Cecaf é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e reúne 140 agricultores de 128 municípios paraibanos.

No local é possível encontrar frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. “Os próprios frequentadores da feira nos pediam a ampliação do funcionamento. Conversamos com os agricultores e ficou estabelecido que agora teremos também a sexta em nosso cronograma de feira”, explicou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

A ideia é que a implantação da feira na sexta seja um teste para estender o funcionamento para outros dias da semana. “Vamos avaliar o faturamento dos agricultores após a inserção da sexta no calendário da nossa feira. Se o saldo for satisfatório para a categoria, vamos adicionar a venda dos produtos em outros dias da semana”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

A Cecaf – Funciona na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no José Américo (vizinho ao NATU – TRE). Só é possível comercializar no local, agricultores familiares que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf, do Ministério da Agricultura, que comprova de fato a atividade desenvolvida por esses trabalhadores. Também é necessário que estejam vinculados à uma cooperativa. A Cecaf tem transformado a vida desses agricultores, uma vez que seus produtos saem das suas mãos diretamente para o consumidor.

“Antes esses agricultores repassavam suas mercadorias aos atravessadores e não viam o suor do seu trabalho convertido em lucro direto. Hoje elas colhem o que plantam e repassam diretamente ao consumidor, além de ter um espaço salubre para comercialização dos seus produtos em uma área tão privilegiada como a principal do José Américo”, reitera Rogeany.

Outros serviços – Lembrando que atualmente na Cecaf funciona o Anexo da Sedurb, que oferece atendimento a população dos serviços ofertados pela Secretaria. No local é possível encontrar atendimentos referentes ao uso de solo público, cadastro de áreas públicas, assessoria jurídica da Secretaria, cemitérios e mercados públicos, além de fiscalização e Operação Sucata. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9062 ou pelo email ascomsedurb@gmail.com.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/feira-da-agricultura-familiar-da-cecaf-amplia-funcionamento-para-as-sextas-feiras/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitiba apresenta iniciativas do Vale do Pinhão em fórum internacional – Prefeitura de Curitiba/PR

As iniciativas de Curitiba como cidade inteligente foram destaque do  1º Fórum Brasileiro de Fab …