STJ lança nesta quarta-feira (2) exposição multimídia 30 anos, 30 histórias – STJ

​De dezembro de 2018 a abril deste ano, para celebrar o aniversário de três décadas de sua instalação, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou em seu portal a série de reportagens 30 anos, 30 histórias, dedicada a contar a história de pessoas que, por diferentes razões ou perspectivas, têm suas vidas ligadas à trajetória do tribunal. Agora, a profundidade dos textos cede lugar à força das imagens na exposição multimídia STJ 30 anos, 30 histórias, que será aberta nesta quarta-feira (2), às 18h, no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do tribunal​.

Idealizada e produzida pela Secretaria de Comunicação do STJ (SCO), a exposição é composta por fotografias, áudios e vídeos das pessoas que dão sentido ao trabalho desenvolvido pela corte: são ministros, servidores, advogados, partes ou mesmo indivíduos que sequer desconfiavam que uma decisão do Tribunal da Cidadania poderia ter reflexos em suas vidas.

​​​​​O cacique pataxó Suruy é um dos personagens das histórias retratadas na exposição multimídia sobre os 30 anos do Tribunal da Cidadania, que será aberta nesta quarta-feira (2). | Foto: Gustavo Lima / STJ

"Para a Secretaria de Comunicação, conhecer e divulgar alguns desses personagens que se relacionam à história do STJ foi uma oportunidade de entender, com mais profundidade, a dimensão e o impacto do tribunal. A exposição busca oferecer uma pequena amostra dessa magnitude, mas do ponto de vista subjetivo e singular das pessoas e, em sua forma de apresentação, da perspectiva criativa e tocante da fotografia" – resume a secretária de Comunicação do STJ, Juliana Neiva.   

Biografia de 30​ anos

Ao caminhar pela exposição, o visitante terá a chance de ver o trabalho da equipe fotográfica do tribunal, além de autores independentes e de outras instituições. A mostra conta, ainda, com uma série de vídeos que trazem mais detalhes sobre os personagens – com seus relatos, eles ajudam a construir a biografia de 30 anos do STJ. Criada pela Constituição de 1988, a corte foi oficialmente instalada em 7 de abril de 1989.

Integram a exposição pessoas como o cacique Suruy, líder pataxó que deixou a aldeia e veio ao STJ para acompanhar um julgamento decisivo sobre a demarcação de terras da sua tribo, ou o ministro Gueiros Leite, primeiro presidente da corte, um dos responsáveis por tirar o tribunal do abstrato texto constitucional e torná-lo concreto. Também estão lá, ao lado de tantos personagens importantes, os torcedores do Sport Club do Recife que vibraram como num gol de campeonato quando o STJ decidiu que pertencia ao time pernambucano o título brasileiro de 1987. 

Quem se interessar por obter mais informações sobre as pessoas retratadas na exposição terá à sua disposição um QR Code em cada painel fotográfico, que remeterá à reportagem original da série publicada no site do tribunal.

Conectadas a conceitos de acessibilidade, as imagens da exposição STJ 30 anos, 30 histórias também estão acompanhadas de conteúdos em braile e, em alguns casos, de audiodescrição.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/6Ju1JWYU9rE/STJ-lanca-nesta-quarta-feira–2–exposicao-multimidia-30-anos–30-historias.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …