Telmário elogia desbloqueio de verbas do MEC — Senado Notícias

O senador Telmário Mota (Pros-RR) elogiou em Plenário o desbloqueio de parte dos recursos destinados à educação que tinham sido contingenciados no final de abril. O MEC anunciou a liberação de quase R$ 2 bilhões, dos quais, 58% irão recompor o orçamento das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino.

O parlamentar destacou que o contingenciamento tinha sido adotado porque a arrecadação de impostos estava menor do que o previsto, em virtude da estagnação da economia. Ele ainda acrescentou que a medida foi necessária e mostrou uma boa gestão do Orçamento público e uma mudança de mentalidade nessa área.

Telmário Mota insistiu, no entanto, que o dinheiro agora liberado chegue efetivamente à Universidade Federal de Roraima e ao Instituto Federal de Roraima, que sofrem com o bloqueio. E pediu, também, um amparo imediato à educação básica, que enfrenta uma situação emergencial.

— Tendo em vista o inchaço desproporcional na quantidade de estudantes, devido aos jovens venezuelanos que ingressaram no sistema educacional nos municípios, sobretudo em Boa Vista e Pacaraima, que estão com seus sistemas exauridos, uma injeção de verbas se faz necessária e urgente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/01/telmario-elogia-desbloqueio-de-verbas-do-mec-1.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Reforma da Previdência passa na CCJ e vai a Plenário — Senado Notícias

Por 17 votos favoráveis e 9 contrários, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado …