Viaduto da Pompéia será entregue neste mês. Veja outras obras na Regional Tatuquara – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Nesta quarta-feira (2/10) moradores da Regional Tatuquara vão participar do encontro Prefeitura nos Bairros, às 16h, na Capela São Sebastião. Nestes encontros, o prefeito Rafael Greca conversa com a comunidade sobre os problemas e futuros investimentos previstos na região.

Na audiência de amanhã, por exemplo, Greca vai anunciar a inauguração das alças de acesso do Viaduto Pompéia, que acontecerá este mês.

“O viaduto estava inoperante porque a gestão anterior não fez as alças de ligação, o que foi corrigido agora”, explicou o prefeito.

Quando as alças do viaduto forem liberadas em definitivo, a Rua Francisco Xavier de Oliveira será a saída do Tatuquara para a BR-116.

A rua foi concretada e alargada para nove metros, com duas pistas para o tráfego e mais uma para o estacionamento. Já a entrada será pela Rua João Batista Bettega Junior.

Outros investimentos

Além das alças do Viaduto Pompéia, a Prefeitura faz outros investimentos na região, como a construção de um novo terminal do transporte coletivo e os projetos do Restaurante Popular e Bairro Novo da Caximba.

Essas e outras benfeitorias foram possíveis a partir do momento em que a Prefeitura instituiu o Plano de Recuperação de Curitiba, aprovado pela Câmara de Vereadores, que acaba de completar dois anos. A medida não apenas colocou as contas da Prefeitura em dia, mas permitiu à cidade bater recorde de investimentos, com uma carteira de quase R$ 1 bilhão em projetos, regularizar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.

Asfalto

O Programa Asfalto no Saibro, lançado neste ano, já pavimentou nove ruas na região. Além disso, foram feitas intervenções de peso em artérias importantes, como as requalificações na Estrada Delegado Bruno de Almeida e Enette Dubard.

Na Regional Tatuquara, as obras de pavimentação executadas ou em andamento somam 18,5 quilômetros.

Trincheira da Ceasa

Outra obra importante para a região foi a entrega do acesso à trincheira da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná). Esta é uma obra que estava abandonada pela gestão anterior.

A trincheira melhorou o acesso e a mobilidade na região sul da cidade e interliga os bairros Cidade Industrial e Tatuquara por baixo da BR-116.

UPA Tatuquara

Outro nó desatado pela Prefeitura foi a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara. Ela estava pronta desde o final de 2016, mas a gestão anterior não fez previsão orçamentária para a contratação de funcionários e a compra de equipamentos. O problema foi solucionado em maio de 2017 e a UPA foi reaberta.

Quatro CMEIs

A Prefeitura entregou para a comunidade quatro novos CMEIs: Lúcia Zanier Demeterco, Tânia Brand, Júlio Raphael Gomel e Milton Luiz Pereira, que atualmente atendem 206 crianças.

Bairro Novo da Caximba

O Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, maior intervenção socioambiental da cidade nos últimos anos, é outro empreendimento em curso pelo município na Regional Tatuquara.

O projeto prevê a relocação de 1.147 famílias de áreas de risco na região da Vila 29 de Outubro, a implantação de um dique para a contenção de cheias, a reestruturação urbana e a construção de um parque linear.

Restaurante Popular

Outro projeto importante para a região é o do restaurante popular modelo, com autossuficiência energética, áreas para o plantio de hortaliças e projetado para não gerar resíduos. A previsão inicial é a de servir 500 refeições por dia. 

Futuro melhor

Além de atuar para dar melhores condições de vida para as famílias que moram no Caximba, a Prefeitura em conjunto com o Senai-PR e outras instituições criaram oportunidades para dar um futuro melhor para os jovens dali.

Em agosto do ano passado, 29 jovens que moram em áreas irregulares no Caximba ingressaram em um curso profissionalizante de aprendizagem em Assistente de Produção. A turma vai se formar em dezembro e a maioria já está encaminhada para vagas de emprego.

Investimento social

A Prefeitura também não descuidou do social. Desde o começo deste ano, a população do Tatuquara está sendo atendida na sede nova do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Monteiro Lobato. São 2.400 famílias cadastradas.

Em fevereiro, a Prefeitura implantou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tatuquara, voltado para pacientes com transtornos mentais severos e persistentes e problemas relacionados a uso abusivo de álcool e outras drogas.

Outro reforço importante na área social na região aconteceu em maio deste ano, com a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Tatuquara. 

Crianças

Este ano, a atenção ao ensino especial ganhou reforço com a implantação do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag na Rua da Cidadania do Tatuquara.

O núcleo dá apoio especializado às crianças e aos estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos de aprendizagem das 15 escolas e 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da regional.

MusicaR

Para difundir a cultura na região, a Prefeitura implantou na Rua da Cidadania os cursos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Um deles é Projeto MusicaR, que oferece aulas gratuitas de musicalização para crianças e adolescentes, dos 7 aos 15 anos, que queiram trabalhar as habilidades musicais. 

A comunidade também tem à disposição cursos de desenho básico e pintura, curso gratuito de iniciação ao teatro, Nosso canto (vocal e coral) e Balé Clássico.

A Regional Tatuquara

Formada pelos bairros Tatuquara, Campo do Santana e Caximba, esta é a mais nova administração regional de Curitiba e é uma das regiões que mais cresce. Vivem ali 117.918 pessoas, segundo estimativa do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba -, do ano passado.

 

Serviço: Prefeitura nos Bairros – Regional Tatuquara

Data: quarta-feira (2/10)

Horário: 16h

Local: Capela São Sebastião (Rua Tenente Coronel Manoel Eufrásio de Assumpção, 331 – Tatuquara)

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/viaduto-da-pompeia-sera-entregue-neste-mes-veja-outras-obras-na-regional-tatuquara/52919.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Feira da Agricultura Familiar da Cecaf amplia funcionamento para as sextas-feiras

A tradicional feira que acontece às quintas e sábados na Central de Comercialização da Agricultura …