Idosos aprendem a usar o smartphone no Fab Lab – Prefeitura de Curitiba/PR

Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, nesta quarta-feira (2/10), o Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru abriu as portas para uma oficina para maiores de 60 anos. A Oficina de Smartphone para Idosos tirou as dúvidas dos recursos dos aparelhos celulares para quem começou a usar o telefone quando os aparelhos só faziam ligações e era preciso discar os números.

“Foi uma ótima forma de comemorar o Dia do Idoso, nesse mundo agitado em que nossos filhos muitas vezes não estão sempre conosco para ajudar e ensinar”, disse a aposentada Elizita Fernandes dos Santos, 72 anos. 

Ela conta que tem um smartphone há cinco anos e na oficina, o instrutor tirou todas as dúvidas dos 15 participantes, usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Cajuru e Iguaçu, nos próprios aparelhos que utilizam no dia a dia.

Didática coerente com o Fab Lab

Entre as dúvidas mais frequentes estavam como usar aplicativos, funções de redes sociais e de ferramentas do Google. Elizita, por exemplo, queria saber como bloquear uma conversa no WhatsApp de um número que ela não conhecia e a abordava solicitando dados pessoais. Aprendeu como fazer. 

“Com essa metodologia de construção do conhecimento, eles se sentem autônomos para o uso dessa nova tecnologia. Aplicamos conceitos de utilização coerentes com as ferramentas do Fab Lab”, destacou o instrutor da oficina, Rodrigo José Gomes da Silva.

 

Com mais conhecimentos para usar o telefone celular, Elizita foi só elogios. “Foi muito produtivo. O idoso que começa aprendendo como criança nunca quer parar de aprender.  São maravilhosas oportunidades que a Prefeitura oferece às pessoas mais velhas seguirem aprendendo”, disse. 

Fab Lab

O Fab Lab Cidadania do Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras. 

No espaço de 150m², inaugurado em março deste ano, estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora. 

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/idosos-aprendem-a-usar-o-smartphone-no-fab-lab/52965.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Oito jogos encerram primeira fase da Copa de Futebol de Seleções de Bairros

Oito jogos encerram a primeira fase da Copa de Futebol de Seleções de Bairros neste …