Idosos atendidos pela FAS celebram a data com teatro e palestras – Prefeitura de Curitiba/PR

A professora aposentada Dirce Ayres Miiller Chico, 73 anos, estava animada com o dia de sol e a reunião com as amigas do grupo que frequenta há 20 anos. Ela conta que nem sempre foi assim. Depois de perder uma filha entrou em depressão e que foi a convivência no Centro de Atividades para Idosos (CATI), no Água Verde, que ela reencontrou motivo para continuar a viver. 

“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, tenho muita gratidão pelo que a Prefeitura faz para os idosos. As pessoas não podem desistir nunca de viver, aqui eu encontrei a luz no final do túnel”, comemora dona Dirce.

Nesta terça-feira, 1º de outubro, é o Dia Mundial do Idoso e para comemorar a data a Fundação de Ação Social (FAS) preparou diversas atividades. O núcleo da regional Portão reuniu frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) do Centro de Atividades para Idosos (CATI), Água Verde; e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Fazendinha e Parolin.

Durante todo o dia, 86 idosos participam de atividades como teatro, palestras, dinâmicas em grupo e lanches em um ambiente diferente do que estão acostumados a frequentar, uma chácara no bairro Umbará.

Quem também estava feliz com o encontro era a educadora de creche aposentada, Olímpia de Paula da Silva, 71 anos. Frequentadora do CRAS Fazendinha, desde 2009, ela conta que aprendeu muitas coisas como bordados, pintura e crochê. Diz ainda que depois que ficou viúva, há três anos, passou por uma depressão, mas a convivência no CRAS a ajudou a superar. 

“Fiz muitas amigas, a gente criou um grupo no WhatsApp, nos falamos o tempo todo e uma ajuda a outra”, conta dona Olímpia.

A gerente de Proteção Social Básica da FAS – Portão, Patrícia Jess, salienta a importância de atividades como as desta terça-feira (1º/10).

“Confraternizar com outros grupos, valorizar o convívio social e ampliar a troca de culturas faz toda a diferença para os idosos que em muitos casos vivem em isolamento”, conclui.

Atividades semelhantes estão sendo realizadas pelos núcleos da FAS em todas as regionais da cidade.

 

Leia mais

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/idosos-atendidos-pela-fas-celebram-a-data-com-teatro-e-palestras/52923.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …