Rua da Cidadania tem cursos de desenho artístico e pintura em tela – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Papel em branco, grafite e lápis coloridos. É só do que precisa a estudante Yasmim Assumpção Ize, 8 anos, para transformar as ideias criativas que tem em lindos desenhos.

A técnica para reproduzir paisagens, criar personagens e animais ela aprende no curso de desenho artístico, oferecido pela Fundação Cultura de Curitiba na Rua da Cidadania Boa Vista.

O curso é voltado para pessoas a partir dos 7 anos de idade e acontece às terças-feiras, das 8h30 às 10h, com orientação da professora Márcia Espindola. No horário seguinte, das 10h às 11h30, a opção é o curso de pintura em tela, também aberto à participação de adultos e crianças.  

Nas aulas, os alunos aprendem desde o traçado com formas básicas, técnicas de luz e sombra, proporções, texturas, sombreado, teoria das cores e elementos mais elaborados, como perspectiva e a noção de movimento.

“Saber desenhar é contar em imagem aquilo que a gente vê ou imagina”, diz Yasmin Assumpção Ize, que é uma aluna dedicada.

“Eu desenho desde 3 anos e já tenho uma armário cheio das minhas produções”, comemora a menina.

A colega de turma Olívia Teodoro, 8 anos, também coleciona os desenhos que produziu nas aulas. “Gosto de desenhar a natureza que tem uma riqueza de cores para explorar”, conta Olívia.

Outro benefício do curso destacado pela aluna é a oportunidade para conhecer pessoas. “Nos tornamos amigas aqui porque gostamos das mesmas cosias”, diz Olívia.

Vitória Jardim Moschem, 10 anos, está aprimorando as técnicas para desenhar retratos. “Gosto e desenhar pessoas e criar personagens”, diz a estudante.

Aulas ao ar livre

As aulas acontecem na sala localizada no piso inferior da Rua da Cidadania, próximo ao estacionamento, porém, há situações que as atividades acontecem ao ar livre.

“Desenhar bem começa pela capacidade de observação”, destaca a professora Márcia Espindola.

Márcia explica que explora a técnica do desenho de encaixe e promove algumas aulas em outros ambientes, em meio à natureza, para que os alunos possam identificar e observar as figuras contidas nas imagens locais.

“As aulas são oportunidades para fortalecer a relação entre a arte e a criança e dar-lhes a oportunidade de desenvolver talento e espírito criativo”, reforça a professora.

Pintura em tela

O curso de pintura em tela segue a mesma metodologia. Maria Eduarda Fiuza, 8 anos, está no curso há poucas semanas, mas já desenvolveu habilidade suficiente para criar telas que estão enfeitando as paredes da casa dos pais e familiares. A próxima criação, um flamingo, está sendo feita com muito capricho para a menina presentear a avó, que a incentiva e colabora para que ela participe do curso.

Os dois cursos ainda tem vagas disponíveis e a inscrição pode ser feita em qualquer período do ano, diretamente no núcleo da Fundação Cultual, no piso superior da Rua da Cidadania Boa Vista. A mensalidade é acessível, R$ 55, e não é preciso saber desenhar para iniciar as aulas. As aulas começam com técnicas mais básicas e respeitam o ritmo de cada aluno.

 

Serviço: curso de desenho artístico e pintura em tela

Data: terças-feiras, com turmas às 8h30 (desenho artístico) e às 10h (pintura em tela)

Local: Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600)

Informações: (41) 3313-5685

Saiba mais aqui: Núcleo da Fundação Cultural Boa Vista

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/rua-da-cidadania-tem-cursos-de-desenho-artistico-e-pintura-em-tela/52953.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …