Lucas Barreto defende exploração de potenciais da Amazônia para progresso — Senado Notícias

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (3), mais investimentos e exploração dos potenciais da Amazônia para o desenvolvimento da região. Ele repercutiu artigo escrito por Augusto Barreto Rocha, professor da Universidade Federal do Amazonas, que após realizar pesquisa com outros estudiosos certificaram que o principal entrave para o crescimento do Brasil é a falta de infraestrutura.

Lucas Barreto citou proposta apresentada pelos professores sugerindo um marco estratégico para o desenvolvimento do Amazonas, tendo como base a produção científica em três vetores: infraestrutura, produção, e ciência e tecnologia. Ao informar que o Amapá é um dos estados que concentra maior reserva mineral, de gás e petróleo, Lucas Barreto lamentou que os potenciais não sejam explorados em razão da responsabilidade com a manutenção do clima no mundo.

— Nós estamos ajudando a manter o clima do Brasil, da Europa ocidental, da América do Sul, da América do Norte; nós estamos ajudando a manter as condições climáticas para a agricultura, que é o que garante o nosso PIB [Produto Interno Bruno]. E aí eu pergunto: quanto vale manter o clima? Quanto vale manter as condições climáticas? Aí pergunto: quem paga? Ninguém paga nada! Só querem falar: “Ah, tem que proteger a Amazônia, é o pulmão do mundo”. Vai viver lá! Ninguém vive de moldura, como eu falei, uma moldura lá das árvores bonitas, uma moldura cênica… Isso não enche barriga — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/03/lucas-barreto-defende-exploracao-de-potenciais-da-amazonia-para-progresso.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

IFI aponta queda ‘brutal’ de arrecadação para o governo federal em 2020 — Senado Notícias

A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado antecipa uma redução de 12% na arrecadação do …