Worktibas criam projeto do Passeio Público “inteligente” – Prefeitura de Curitiba/PR

Empreendedores dos Worktibas de Curitiba aceitaram o desafio de propor um projeto de conectividade para o Passeio Público, no Centro. O resultado do trabalho, realizado nos últimos três meses, foi apresentado, nesta quarta-feira (2/10), pelos 23 participantes da proposta que complementa a revitalização que já está sendo feita pela Prefeitura, desde 2018, no primeiro parque da capital.

Para tornar o Passeio Público “inteligente”, o projeto prevê a transformação do sistema de iluminação pública do local em uma rede de conectividade, com a implantação de tecnologias que transformam os postes em hubs inteligentes de conexão de internet grátis. 

Uma empresa especializada em telegestão de iluminação, a curitibana SmartGreen, já se propôs, inclusive, a participar da iniciativa como parceira do projeto.

Aplicativo

Os coworkers propõem também o lançamento de um aplicativo do espaço verde. O app Passeio Público Digital iria oferecer experiências curiosas – inclusive com realidade aumentada – no local. 

Um circuito levaria o visitante a atrações históricas, como a fonte que homenageia o príncipe dos poetas, Emiliano Perneta, na Ilha das Ilusões; e outros roteiros, como da flora existente, recinto dos animais, lagos e playgrounds. O aplicativo traria ainda um mapa digital e roteiros de eventos.

O projeto criado pelos empreendedores dos Worktibas prevê ainda a instalação de sinalização informando sobre a conectividade oferecida no Passeio Público e parceria com a startup curitibana Veever, que criou um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência visual a se localizarem, para oferecer acessibilidade digital.

De acordo com Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, mais do que uma contrapartida por estarem nos dois espaços da Prefeitura, o trabalho realizado pelos worktibas mostra um comprometimento destes empreendedores com o desenvolvimento de ações voltadas para a população de Curitiba, dentro do conceito do Vale do Pinhão. 

Atualmente, Curitiba conta com dois coworkings públicos da Prefeitura: os Worktibas Cine Passeio e Barigui.

“Os empreendedores dos Worktibas trabalharam de forma colaborativa para ajudar no resgate desta área verde tão importante para a capital”, acrescenta Cris.

Fundadora da Pé na Jaca, uma franquia social de capacitação de mulheres para o preparo correto de alimentos, Ilane Teixeira de Souza, garante que foi uma experiência única participar da elaboração do projeto. 

“Trabalhamos de forma coletiva dentro do conceito de Design Sprint, um método da Google para testar novas ideias. Foi uma experiência única”, afirmou ela, que está com sua empresa instalada no Worktiba Cine Passeio.

O projeto também teve a participação dos coworkers Alessandra Paiva dos Santos, Alex Júnior Figueiredo Torres, Allyzzia Simões, Annelise Filartiga Ale, Carolina Vanassi, Cícero Joatan Pereira de Souza, Eduardo Pierin, Eduardo Martins Zimermann Camargo, Gabriela Arioti, Henrique Jakobi Moreira, Jonas Prates, Mirilia Golachmist Laber, Matheus Sanches, Maxxon Prestes, Michele Bravos, Paulo Alberto Bastos Júnior, Rhavena Frossard, Riselaine Ricci Bernal, Rodrigo Mello Fagundes, Tales Laguardia, Valnei Oliveira e Vinicius Klingenfus.

Acompanharam a apresentação do projeto Marino Galvão Júnior, presidente do Instituto Curitiba Arte e Cultura (ICAC), responsável pelo Centro Cultural Cine Passeio, onde está um dos Worktibas; Erica Resende Marques, assessora da Agência Curitiba e gestora do Worktiba Cine Passeio; Gabriela Berger, assessora do Instituto Municipal de Administração Pública e gestora do Worktiba Barigui; e Sandro Nelson Vieira, sócio-fundador da SmartGreen.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/worktibas-criam-projeto-do-passeio-publico-inteligente/52956.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …