Wellington Fagundes alerta para o problema estrutural das barragens no país — Senado Notícias

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) alertou, nesta quinta-feira (3), em Plenário, para o problema estrutural das barragens no país. O alerta se deve ao rompimento, na última terça-feira (1), do empreendimento TB01, de lavra de ouro da VM Mineração e Construção, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), deixando dois funcionários feridos pelos rejeitos da mineração. Segundo Wellington, ele solicitou ao superintendente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) que analisasse, criteriosamente, as questões das barragens do estado, para evitar novos acidentes.

Segundo o parlamentar, uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e outra da ANM estiveram no local para fazer a inspeção e constataram que os danos foram de baixo impacto e que a barragem, portanto, é considerada de baixo risco. Entretanto, ainda não é possível saber a extensão desses danos provocados, ressaltou Wellington.

— O que aconteceu em Mariana e Brumadinho já foi, por si só, um péssimo exemplo. Muitas pessoas ali faleceram, animais foram atingidos, enfim, foi um dano ao meio ambiente incomparável. (…) nós queremos, sim, fazer com que a mineração, principalmente no nosso estado, possa ser desenvolvida e melhor explorada, porque até agora, nós não temos nem 1% do potencial mineral explorado no estado de Mato Grosso — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/03/wellington-fagundes-alerta-para-o-problema-estrutural-das-barragens-no-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Randolfe e Molon querem saber se GSI obstruiu investigações contra Flávio Bolsonaro — Senado Notícias

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) anunciaram que vão …