Izalci Lucas destaca eleições para os conselhos tutelares e aponta carência de creches — Senado Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) registrou nesta segunda-feira (7) em Plenário as eleições para conselheiro tutelar, ocorridas no último domingo. Ele lembrou que foram eleitos 200 conselheiros tutelares no Distrito Federal, com mais de 400 suplentes.  O senador destacou a importância dos conselheiros para a defesa das crianças e dos adolescentes e para toda a sociedade. O parlamentar disse ser preciso ter vocação para trabalhar nos conselhos tutelares.

— O conselho tutelar e os conselheiros têm um papel fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente e garante realmente esses direitos — pelo menos trabalham muito para isso. Eu tive oportunidade de conversar e visitar muitos conselheiros e sei que não é questão de ser uma atividade normal, não é um emprego. Realmente, ser conselheiro tutelar é quase uma missão. Tem que ter vocação, como é o caso de professor, que precisa de muita vocação para ser um bom profissional — afirmou o senador. Ele lembrou ainda que muitos são perseguidos pela própria família das crianças e adolescentes ao tentar solucionar seus problemas.

O parlamentar destacou a falta de apoio aos profissionais, e disse que, as maiores demandas são levadas pelos conselheiros ao Poder Executivo e que na maioria das vezes não são atendidas. De acordo com Izalci Lucas, a maior demanda relacionada às crianças é de creches.

— É impressionante o número de demandas [de creches], exatamente em função da questão econômica. Muitas vezes, com dificuldades financeiras, as mães precisam trabalhar também, e não têm onde deixar seus filhos. Então, é uma demanda muito grande — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/07/izalci-lucas-destaca-eleicoes-para-os-conselhos-tutelares-e-aponta-carencia-de-creches.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …