Brincadeiras e pipoca divertem curitibinhas em Santa Felicidade – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Brincadeira de marionete, circuito de bicicleta, contação de histórias, algodão doce e pipoca foram algumas das atrações que animaram curitibinhas na manhã desta quarta-feira (9/10), durante as atividades do Curitiba Brinca, na Rua da Cidadania Santa Felicidade. A programação especial é da Prefeitura de Curitiba para comemorar a infância.

O grupo formado por 140 estudantes das escolas municipais CEI Pedro Dallabona (Orleans), Professora Sonia Maria Coimbra Kenski (Santa Felicidade), Foz do Iguaçu (Santa Felicidade) e Santo Inácio (Santo Inácio) participou de atividades esportivas, artísticas e culturais.

Teve cama elástica, brinquedos infláveis, camarim de pintura e também apresentação do projeto Cão Amigo, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que usa cães adestrados para ajudar na prevenção ao uso de drogas. As crianças interagiram e brincaram com os animais.

“Esse está sendo o melhor dia da minha vida. Tem muitos brinquedos e amigos para aproveitar”, disse Vinícius Gabrielk Souza, 8 anos, aluno da Escola Municipal Foz do Iguaçu.

As brincadeiras foram organizadas em formato de circuito e as crianças puderam aproveitar todas as atividades. A estudante da Escola Municipal Professora Sônia Maria Kenski, Maria Clara Zavadinack, 8 anos, começou pela estação de criação de brinquedos artesanais. Usando papeis coloridos, miçangas e barbantes, construiu um lindo balangandã.

“Eu prefiro os brinquedos que a gente mesmo faz do que aqueles que são comprados. A gente se diverte enquanto faz e também enquanto brinca”, disse Maria Clara.

Brincadeiras fora da escola

A chefe do núcleo de educação da Regional Santa Felicidade, Denise Lipinski Rutkoski, recebeu as turmas das escolas, participou das atividades e destacou a importância de oferecer aos estudantes oportunidades para brincadeiras e interações fora do ambiente escolar.

“É uma proposta para ampliar as possibilidades do brincar, apresentar espaços públicos para as crianças e resgatar brincadeiras antigas que fazem com que eles interajam entre si e com o ambiente”, disse Denise.

Para a coordenadora de Projetos da Educação, Andréa Barletta, um dos benefícios do Curitiba Brinca é promover o encontro entre as escolas. “As crianças se unem para brincar e compartilhar saberes e emoções. Fazem novas amizades, se divertem e tem a garantia do seu direito de brincar”, disse Andréa.

Melyssa Beatris de Lima, 8 anos, da Escola Professora Sônia Maria Kenski, interagiu com meninos e meninas, passou por todas as estações, mas gostou mesmo foi de ouvir as histórias contadas pela Bruxa Beth da Casa Encantada Bosque Alemão.

“Gosto e ler, mas hoje a leitura foi mais divertida porque teve a bruxa e os amigos por perto”, disse Melyssa. Ela e todas as crianças receberam exemplares do livro Se você tem uma Sofia para amar, escrito e ilustrado por Julia Gayeski Landerdhal, ex-aluna da rede municipal de ensino que tem altas-habilidades. O livro é uma homenagem à irmã mais nova, que tem autismo, e inspirou a criação da personagem central da história.

Parcerias

O Curitiba Brinca surgiu com a integração das equipes do programa Linhas do Conhecimento em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Guarda Municipal e as dez Administrações Regionais.

Paralelamente às brincadeiras nas Ruas da Cidadania, as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) têm programação especial para animar os curitibinhas.

Leia mais

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/brincadeiras-e-pipoca-divertem-curitibinhas-em-santa-felicidade/53079.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 24 vagas de emprego em Itapeva – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Entre as opções de trabalho, estão as vagas para atendente balconista, auxiliar administrativo, consultor de …